Amaangu Qotipecue

De UBRwiki
Amaangu Qotipecue
Primeiro-Ministro
Período 15 de fevereiro de 5998
a 27 de setembro de 6000
Antecessor Namicha Junge
Sucessor Suspenso
Dados pessoais
Nome completo Amaangu Pongue Qotipecue Uilliam Junior
Nascimento [[12 de junho#Nascimentos|12 de junho]] de 5958 (-3938 anos)
Nguolyan, Fluemygnese
Nacionalidade Kawpasa
Progenitores Mãe: Gasylia Obamelo
Pai: Amaangu Pongue Qotipecue
Alma mater Universidade Federal de Fluemygnese
Primeira-dama Carvywa Anguwe Qotipecue
Filhos Dusoye Languo
Rotunga Jelial
Partido Partitu Qiskay
Religião Antwarianismo
Profissão Economista

Amaangu Pongue Qotipecue Uilliam Junior, (Nguolyan, 12 de Junho de 5958) é um político Kawpasa do Partido Liberal e foi primeiro-ministro kawpasa de 15 de fevereiro de 5998 a 27 de setembro de 6000. É o décimo primeiro primeiro-ministro da história, tendo sido o primeiro a ter seu mandato interrompido antes do final e o mais novo a alcançar este cargo.

Carreira[editar | hide all | hide | editar código-fonte]

Filho de político kawpasa, Amaangu Qotipecue é conhecido por sua postura fortemente liberal, considerada as vezes fora da realidade. Estudou Economia na na Universidade Federal de Fluemygnese, graduando-se como Bacharel em 5984. Depois, ele começou sua carreira no Banco de Fluemygnese por sete anos. Ele é conhecido por seu jeito descontraído e por defender ferozmente suas crenças, além de seu traço mais marcante, que é seu liberalismo.

Por ser filho de um político, Amaangu sempre foi envolvido na política desde sua infância. Após formar-se, perdeu um pouco do interesse antes forte na poítica. Só voltou a interessar-se quando seu estado estava a beira da falência, quando tornou-se um dos representantes estaduais no parlamento, em 5993 a 5997.

Em 5997 foi indicado pelo partido para o cargo de Primeiro-Ministro, pelo seu exímio desempenho no parlamento e por sua boa persuasão, tendo conseguido driblar a crise financeira de seu estado com políticas de cunho liberal. Em 5998 foi escolhido para se tornar primeiro-ministro, sendo até o momento o mais novo a ocupar tal cargo. Porém em 6000, teve seu mandato interrompido após a revolução dos imigrantes ter assumido o poder do país.