Arvem Arvemed Déby

De UBRwiki
Arvem Arvemed
Arvem Arvemed Déby
Foto do Primeiro Ministro
Primeiro-Ministro de  Prasdakar
Período 05 de anterpën de 6007
a presente
Dados pessoais
Nome completo Arvem Arvemed Déby
Partido PSDT
Religião Inuquísmo

Arvem Arvemed Déby (Pracaier, Prasdakar, 5961) é um advogado que atualmente é o Primeiro-Ministro de Prasdakar, no cargo desde anterpën de 6007. Ele foi Ministro do Interior entre 6001 e 6007, no último governo de Mevan Sergeied Treméky.

Biografia[editar | hide all | hide | editar código-fonte]

Arvem Arvemed estudou Direito na Faculdade de Direito de Pracaier. É o segundo filho do empresário Arvem Alied Déby, um dos principais nomes da indústria têxtil no norte do país.

Desde o curso de Direito ele já militava pelo PSDT, tendo se tornado líder da juventude do partido com apenas 26 anos. Foi o principal advogado do partido entre 5999 e 6001.

Dono de uma retórica impecável, com apenas 35 anos rompeu com a principal tendência interna do partido, o Movimento Social Democrata, e fundou o Movimento Progressista, mais centrista e menos personalizado. As propostas do grupo tornaram-se populares entre o eleitorado mais jovem, que via nas propostas do Movimento Progressista uma ruptura com os velhos que dirigiam o partido desde a fundação após a Guerra Civil.

Em 11/6001 foi escolhido por Mevan para ser Ministro do Interior. No gabinete, foi o principal articulador de um acordo com Edan Sarawied que impediu a dissolução do quarto governo Mevan após o afastamento deste para uma cirurgia e a indicação da própria esposa como primeira-ministra interina.

No Congresso Eleitoral do PSDT de atymi de 6007, com o apoio do Movimento Trabalho e Terra, de Edan Sarawied, conseguiu a liderança do partido e, portanto, o direito de ser apontado como próximo primeiro-ministro.

Como Primeiro-Ministro revogou a Lei de Controle de Informação, utilizada por Mevan como instrumento de censura várias vezes. Articulou um acordo com as tendências do partido e dois outros partidos, o PL e o PJL, para formar um governo de união nacional e isolar o PRR.