Bournerige

De UBRwiki
Förbundsrepubliken Bournerige
República Federal de Bournerige
Bandeira de Bournerige
Selo de Bournerige
Selo de Bournerige
Bandeira Selo
Lema: Na paz ou na guerra, unidos estaremos
Hino nacional: Vida Longa à Nossa Amada Pátria
"Länge leve vårt älskade hemland"
noicon
Gentílico: Bourneska

Localização Bournerige
Localização Bournerige

Localização de Bournerige em Adalar.
Capital Semsch
55° 16' 00 N 79° 29' 00 O
Cidade mais populosa Flaggköping
Língua oficial Bourneska
Governo República Federal Presidencialista
 - Presidente Mjase Rectar
 - Vice-presidente Twelar Edamoln
 - Presidente do Congresso
 - Presidente da Suprema Corte
Eventos Históricos Ano 
 - Proclamação da República 17/09/1787 
Área  
 - Total 604 450,00 km² 
População  
 - Estimativa para 1990 92 000 000 hab. 
 - Censo 1980 85 512 408 hab. 
 - Urbana 58 118 716 hab. 
 - Densidade 141,47 hab./km² 
Moeda Bäver (BVR)
Cód. ISO BNG
Cód. telef. +42

Mapa Bournerige
Mapa Bournerige

[bouɹneriɢæ] (listen)

Etimologia[editar | hide all | hide | editar código-fonte]

História[editar | hide | editar código-fonte]

Pré-história[editar | hide | editar código-fonte]

Era dos Reinos[editar | hide | editar código-fonte]

Reino de Bournerige[editar | hide | editar código-fonte]

Guerra Civil e Queda da Monarquia[editar | hide | editar código-fonte]

A República e o Whiskey[editar | hide | editar código-fonte]

Eleições de 1788[editar | hide | editar código-fonte]

Com a ratificação da constituição e o início da república em Bournerige, era necessária a organização das Eleições Maiores de 1788 a fim de escolher quem seriam os representantes da população no congresso e o presidente do país. Os principais candidatos eram Hasmot Njesoffer, um dos redatores da constituição, e Nebedict Dlonar, militar que inicialmente defendeu a manutenção monárquica, mas que curiosamente traiu sua causa e desertou de forma heroica - e futuramente contestada - para o exército republicano quando se tornaram claros os indicativos de que esse seria vitorioso.

Pintura presidencial de Nebedict Dlonar.

Por um lado, Dlonar tinha em seu histórico o fato de, segundo ele próprio, ter apoiado uma revolução republicana desde o início, mas por fazer parte da alta cúpula militar da coroa preferiu agir em segredo a favor do que defendia através do boicote de diversos movimentos estratégicos decretados pelos seus superiores. O coroamento das suas boas ações a favor da república ocorreria quando o próprio assassinou o Rei Eerogg e agravou ainda mais a situação das forças monárquicas, que já estavam em decadência no conflito. Historiadores modernos sugerem que não é possível afirmar a autenticidade das intenções narradas por Dlonar, uma vez que a única fonte das informações é ele próprio e as poucas evidências que se têm da época indicam que suas ações podem ter sido puramente oportunistas. Importante pontuar, porém, que no período pós-guerra ele foi tratado com respeito por parte da população e somente algumas pessoas mais atentas o viam com alguma real desconfiança.

A população de Bournerige se dividia, de forma geral, entre os republicanos moderados, que não viam Dlonar com bons olhos devido ao seu recente passado monarquista, mas ao mesmo tempo reconheciam sua importância no desfecho da sangrenta Guerra Civil; os republicanos extremistas, que estranhamente aclamavam Dlonar como um herói apenas por ter assassinado o rei; e os monarquistas, que não eram numerosos e geralmente eram grandes fazendeiros ou camponeses recém-chegados nas cidades, não apresentando, assim, voz ativa - curiosamente muitos deles apoiavam Dlonar.

Uma das pessoas que não apresentava qualquer simpatia em relação a Dlonar era Hasmot Njesoffer. Identificando-se como um ferrenho anti-monarquista e a favor de um governo descentralizado, fatos já comprovados através da sua participação na confecção da constituição, tornou-se o principal adversário de Dlonar. Sua campanha foi marcada por insultos ao oponente, especialmente em relação ao controverso episódio do assassinato do rei, e por acusações de que o mesmo desejava se tornar um novo rei através de um golpe. Apoiadores de Dlonar, por sua vez, tentavam desmoralizar Njesoffer lembrando da circunstância durante a Guerra Civil em que ele, em vez de manter posição e enfrentar as tropas reais que vinham em sua busca em Hunt, na região de Henson, preferiu fugir, sendo o oficial responsável pelo comando das tropas reais o próprio Dlonar - que futuramente foi derrotado na mesma cidade, também fugiu e posteriormente afirmou ter sido essa uma das suas ações de boicote. A primeira Eleição Maior da república foi, assim, concorrida com quase absoluta ausência de propostas e discussões sobre a nação. Um terceiro nome era o de Eerogg Loctinn. O homônimo do último rei era o representante daqueles que ainda defendiam o regime monárquico e, apesar de ter um apoio insignificante no resto do país, contava com o estado de Beeblebrox como uma região onde havia o maior apoio à sua causa e certa rejeição aos outros dois candidatos.

Primeiro Turno das Eleições Maiores de 1788.

Sendo realizada no dia 23 de setembro de 1788, as eleições maiores foram marcadas pela indecisão no primeiro turno. Sendo necessários 53 votos eleitorais para ganhar, Njesoffer conquistou os estados de Heimdall, Henson e Tragula, totalizando 50 votos. Dlonar havia conseguido atingir a maioria da população dos estados de Allitnil, Gargravarr, Trillian e Halfrunt, angariando 48 votos eleitorais. Loctinn venceu no estado de Beeblebrox e surpreendeu ao vencer no estado de Effrafax, considerado quase certo para Dlonar, conseguindo 7 votos no colégio eleitoral.

A indecisão, segundo a constituição, deveria ser resolvida a partir de nova votação nos estados onde os dois primeiros colocados não foram vitoriosos, isto é, em Beeblebrox e Effrafax. Apesar de não conseguir os votos eleitorais necessários no primeiro turno, Njesoffer obteve 45,79% dos votos válidos, enquanto Dlonar teve 43,86% e Loctinn 10,35%. Tal fato causou uma série de protestos pacíficos de setores da população que apoiavam Njesoffer, já que ele havia conseguido mais votos tanto no colégio eleitoral quanto na votação popular, mas o andamento do processo foi dado rumo ao segundo turno nos dois estados alvo.

Segundo Turno das Eleições Maiores de 1788.

O segundo turno das eleições presidenciais de 1788 ocorreu no dia 23 de outubro, exatamente um mês depois do primeiro turno. As campanhas de Njesoffer, Dlonar, Loctinn e candidatos a outros cargos eram feitas apenas por apoiadores, pois não era considerado de bom tom a realização de comícios ou qualquer forma de campanha em que os pretendentes aos cargos estivessem presentes - seria como uma influência supérflua na decisão dos cidadãos. Assim, foram montadas equipes por cada um deles que apenas divulgava suas ideias, cartas à população e realizavam pesquisas internas. As estratégias para o segundo turno mantiveram-se praticamente inalteradas e Loctinn retirou-se das eleições sem dar o seu apoio a alguém. Dlonar, porém, conseguiu angariar muitos dos votos de monarquistas em Beeblebrox e teve facilidade de conquistar muitos votos perdidos em Effrafax. Pode-se dizer que o motivo principal de tamanha migração de votos monarquistas para Dlonar se deu devido à enérgica oposição de Njesoffer a qualquer causa ou indivíduo que defendesse tal regime: para ele a volta a qualquer estado parecido deveria ser evitada a qualquer custo.

Com efeito, Dlonar conseguiu reverter a maioria dos votos em Beeblebrox e Effrafax, tornando-se o primeiro presidente de Bournerige, apesar de novamente ter perdido no voto popular, conseguindo 44,69% contra 46,84% de Njesoffer. A eleição deixaria como aprendizado para os candidatos, ainda, a real importância dos estados de população menor, cumprindo de fato a função designada pela constituição de reequilíbrio do poder do voto a fim de nenhuma região do país ser tratada com menor importância.

Era dos Maus Sentimentos[editar | hide | editar código-fonte]

Centralização financeira[editar | hide | editar código-fonte]

Era da Paz[editar | hide | editar código-fonte]

Eleições de 1856[editar | hide | editar código-fonte]

Prefiro Usar as Escadas[editar | hide | editar código-fonte]

Representação em desenho da Praça Genomskärning, Flaggköping ca. 1850.

Ao longo de toda a história das cidades, edifícios que contavam com mais de um pavimento sempre foram muito presentes ao redor do mundo, pois, apesar de exigirem um pouco mais de conhecimento para serem construídos, quando comparados a blocos de pavimento único, não apresentavam realmente a necessidade de grandes inovações para ficarem de pé. Nas regiões rurais de Bournerige, até meados dos anos 1860, era comum que casas de somente um andar dominassem a paisagem, e casas de fazenda tinham, em geral, até dois pavimentos. Nos centros urbanos essa quantidade poderia chegar até quatro pavimentos por edifício, com um desses centros sendo exceção: Flaggköping. Contando com uma densidade populacional muito maior que as outras cidades, em especial devido à sua limitação territorial, era comum que se vissem prédios de até cinco ou seis andares utilizáveis fazerem parte da vista. Em todos os ambientes, rurais ou urbanos, haviam sempre os edifícios que se destacavam acima de todos com suas torres: os edifícios religiosos.

A limitação da quantidade de pavimentos nas grandes cidades, até então, não se dava por impossibilidade da alvenaria estrutural de aguentar o próprio peso, era absolutamente possível construir edifícios mais altos com essa tecnologia, mas se dava, sim, devido à falta de praticidade para os usuários atingirem os andares mais altos com a utilização de escadas, além de outras especificidades sem ligações com o sistema construtivo. Era prática corriqueira, e lógica, que os pavimentos mais altos fossem, portanto, menos valorizados, sendo geralmente utilizados como depósitos das lojas e escritórios do edifício, fábricas, ou alugadas por preços muito mais baratos que seus pares abaixo. Os centros urbanos que se densificavam no país viam surgir nesse tempo diversos especuladores que aproveitavam a oportunidade para investir em pequenos edifícios residenciais, alugando-os para novos moradores que chegavam às cidades em números significativos. Esse fenômeno não era novo, uma vez que já havia ocorrido em países que sofriam a industrialização há mais tempo, e, apesar de não contar com essa industrialização tão expressiva como outros países da época, a migração aos centros urbanos de Bournerige ocorria devido a essas cidades já conseguirem apresentar à população mais oportunidades que o meio rural.

Esquema de expansão de edifício devido à densificação ca. 1820-1850.

A questão da verticalização passou a mudar quando novas tecnologias proporcionadas pela industrialização, enfim, puderam ser utilizadas e testadas na prática. A ideia de um aparelho com o funcionamento de um elevador não era nova, pois já haviam registros das primeiras cidades utilizarem elementos capazes de levantar pesos através de algum tipo de força mecânica - o mesmo conceito ainda era aplicado nos prédios bourneskos, que contavam com elevadores de carga quando a atividade que ofereciam assim necessitava. O problema a ser resolvido era, portanto, o da segurança, pois não haviam dispositivos confiáveis que conseguissem evitar acidentes que poderiam ser fatais, especialmente desprendimentos de cabine. Em meados da década de 1850 esse mecanismo foi aperfeiçoado ao ponto de oferecer efetiva segurança aos seus usuários. Com uma demonstração pública, seu inventor conseguiu convencer a todos de que aquele aparelho era seguro. Uma revolução no mundo da arquitetura e engenharia estava por vir, e, em Bournerige, Flaggköping seria o palco principal do espetáculo.

Whoughault-bygningen, 1859

No ano de 1957, Eerd Whoughault, um rico comerciante, viu o edifício que havia encomendado ao arquiteto Njoh Yornag ser inaugurado. Com seus cinco pavimentos e 24 metros de altura, abrigaria lojas para a venda de artigos de luxo para residências nos primeiros três andares e as fábricas nos dois últimos. O prédio não apresentava à cidade nada de espetacularmente novo, mas no mesmo ano de sua inauguração se viu receber o primeiro elevador comercial do país. O aparelho era capaz de suportar meia tonelada e conseguia subir e descer os cinco andares a uma velocidade de vinte centímetros por segundo, operando graças a uma fonte de energia a vapor. Apesar da empolgação inicial do público e da imprensa em relação ao elevador, seu destino não foi feliz: o maquinário era muito barulhento e, apesar de sua segurança, as pessoas comuns não estavam completamente confiantes, preferindo simplesmente continuar usando as escadas. Com seu uso desproporcionalmente baixo, foi desativado em 1860. O primeiro elevador de Bournerige foi, antiteticamente, um sucesso e um fracasso.

Apesar de sua experiência popular negativa de início, era de se esperar que, assim como qualquer tecnologia, evoluísse com o tempo e conseguisse se adaptar aos usuários ao mesmo tempo em que os usuários também se adaptassem a ele. Ocorrendo de forma muito rápida, diversos elevadores com pequenas melhorias foram surgindo ainda na mesma década. Poucos tempo depois, elevadores hidráulicos seriam introduzidos e, enfim, elevadores elétricos. Um dos elementos mais importantes para a existência dos arranha-céus havia nascido e, naquela época, já foi o suficiente para mudar consideravelmente o horizonte de Flaggköping num curto período de tempo.

Nem Tudo que Reluz é Ouro[editar | hide | editar código-fonte]

Eleições de 1864[editar | hide | editar código-fonte]

Era da Desconstrução[editar | hide | editar código-fonte]

Eleições de 1868[editar | hide | editar código-fonte]

Eleições de 1876[editar | hide | editar código-fonte]

Era Prateada[editar | hide | editar código-fonte]

Eleições de 1880[editar | hide | editar código-fonte]

Sem Meu Carvãozinho Eu Não Consigo[editar | hide | editar código-fonte]

Edifício do Flaggköping Talarstol, o mais alto de Bournerige ao ser construído.

Diversos requisitos precisaram ser atendidos para fazer possível o adensamento peculiar de Flaggköping e, posteriormente, Kimballköping e outras cidades bourneskas. Contando com elevadores há mais de duas décadas, especuladores, bancos, seguradoras e donos dos mais variados veículos de imprensa ainda tinham sede por inovações que fizessem seus empreendimentos se destacarem em meio ao aglomerado de edifícios que surgiam. O que mais se distinguia até então era a sede do Flaggköping Talarstol, um dos maiores jornais diários do país, com seus dez andares, oitenta metros e dois elevadores, sendo, desde a sua construção no início da década de 1870, o maior edifício de Bournerige. A torre do edifício exibia o nome do jornal próximo ao grande relógio, indicando o quanto esse tipo de obra teria um enorme potencial de propaganda nas décadas seguintes.

A iluminação no Flaggköping Talarstol era feita da mesma forma que qualquer outro prédio da cidade com algumas décadas de idade. Até o início do século XIX qualquer ponto de iluminação era feito com velas ou, em locais públicos ou mais sofisticados, com óleos vegetais e animais. A desvantagem desse modelo era clara, então, por mérito de invenções estrangeiras, engenheiros bourneskos adaptaram sistemas de captura de gás de carvão mineral aos edifícios do país - inicialmente, mais uma vez, na cidade de Flaggköping, por volta de 1830. Portanto a sede do jornal foi construída com esse sistema em utilização há vários anos, e, apesar de ser mais eficiente que os modos anteriores, também apresentava suas desvantagens. O modelo a gás de carvão conseguia acender vários pontos de luz com uma só fonte de energia, sua matéria prima era adquirida com relativa facilidade e baixo custo pela companhia energética e os contratantes só precisavam se preocupar com manutenções interiores. Por outro lado, o cheiro emanado ao ligar as luzes era nauseante, o ambiente era aquecido involuntariamente e o risco de explosões era sempre considerável.

O carvão mineral foi responsável, de forma ainda mais importante, pelo sistema de aquecimento a vapor, item essencial para a existência dos primeiros arranha-céus bourneskos. As formas utilizadas anteriormente para o aquecimento dos ambientes eram extremamente inadequadas para grandes empreendimentos. Somente com a tecnologia desenvolvida em xxxxx é que foi possível a implementação em projetos de larga escala. O sistema consistia em caldeiras e tubulações alocadas em partes adequadas e necessitavam de uma descomunal quantidade de carvão a ser transportada diariamente ao centro da cidade para os diversos edifícios, que, por sua vez, dedicavam uma significativa área de seu subsolo para abrigar as caldeiras, alimentadas durante todo o dia e parte da noite por indivíduos de classes mais baixas num ambiente insalubre.

Edifício do Flaggköping Dagbladet, um dos primeiros a ser eletrificado no país.

A realidade dos sistemas de iluminação e de aquecimento se transformou, no início da década de 1880, em infra-estrutura muito mais conveniente. Em relação à iluminação, a chegada da eletricidade fez com que o modelo a gás se tornasse obsoleto; toda a sua indiscrição era agora substituída por geradores, fios, resistências e interruptores. Inicialmente, os primeiros testes foram realizados em edifícios públicos e alguns privados de certo prestígio, para, em 1882, o sistema ser disponibilizado numa pequena rede elétrica que iluminava edifícios em poucos quarteirões do centro de Flaggköping, sendo o edifício sede do Flaggköping Dagbladet um dos primeiros a ser iluminados em todo o país. Alguns edifícios na época viam como uma oportunidade ainda melhor a construção interna de seus próprios centros geradores de energia, sendo poupados, assim, de eventuais problemas na rede.

O sistema de aquecimento, por sua vez, não largou o carvão, mas viu o surgimento de uma caldeira a vapor centralizada que poderia levar o produto, através de tubulações, até seu destino. Essa nova configuração fez com que a necessidade de caldeiras internas, trabalhadores e tráfego intenso de transporte de carvão não fossem mais necessários, valorizando tanto o edifício quanto o ambiente urbano ao redor. Seu funcionamento era excelente e, não à toa, é utilizado até os dias atuais na cidade e com diversos outros usos. A evolução desses modelos em conjunto à popularização do elevador e aperfeiçoamento em sistemas de tubulações, ventilação e anti-incêndio, fazia Bournerige presenciar o surgimento de seus primeiros arranha-céus. Construções mais altas ainda surgiriam nos anos seguintes usando as mesmas técnicas, porém uma nova tecnologia em meados da década de 1890 causaria uma nova revolução na área da construção civil bourneska.

Balança o Esqueleto[editar | hide | editar código-fonte]

---

Eleições de 1892[editar | hide | editar código-fonte]

Primeira Grande Guerra[editar | hide | editar código-fonte]

O período entre 1896 e 1904 foi marcado em todo o planeta pela Primeira Grande Guerra, antecedida pela explosão de movimentos nacionalistas e revoltas que buscavam independência e que causaram os conflitos até então sem precedentes entre países monárquicos e países republicanos e anti-imperialistas. Bournerige, uma república desde 1787, posicionou-se, naturalmente, contra as monarquias, mas não participou do conflito com envio de tropas, limitando-se a fornecer suprimentos e deixar navios a vapor, em geral de passageiros, à disposição de seus aliados para que os adaptassem e utilizassem da forma como fosse necessário.

Essa política de distanciamento de conflitos, vinda desde a fundação da república com todos os seus questionamentos, pouco interferiu na política interna do país, que dava mais atenção às discussões acaloradas sobre o sistema financeiro e monetário que estava em seu período mais conturbado em décadas.

Eleições de 1896 e a Luz no Fim do Túnel[editar | hide | editar código-fonte]

As Eleições Maiores de 1896, que ocorreram juntamente ao início da Primeira Grande Guerra, viram como principais apontados para a disputa presidencial Lwimail Banyr, do Folkpartiet, e Lwimail Yelminck, do Unionistpartiet. Com plataformas diametralmente opostas em todas as questões mais tempestuosas, prevaleceu o estabelecimento do Folkpartiet, dominante nacionalmente há quatro décadas, e Lwimail Banyr tornou-se presidente.

Fotografia presidencial de Lwimail Banyr.

Banyr, um político que serviu poucos mandatos no Congresso de Bournerige, mas transformou e dominou o partido com suas visões populistas, era absolutamente contra os ideais imperialistas de Yelminck, assim como sua política econômica conservadora e protecionista. Enquanto o unionista pretendia expandir os territórios Bourneskos ao norte, Banyr acreditava que o território atual já abrigava todos os povos que se identificavam sob uma só nação e todos os recursos que essa nação precisava. Da mesma forma, Yelminck dizia que era preciso um governo forte e centralizado para que o país conseguisse avançar suas pautas de forma mais eficiente, assim como tarifas elevadas para produtos estrangeiros, já Banyr não via outra opção senão a descentralização com o objetivo único de minar qualquer possibilidade de acúmulo de poder, uma preocupação nacional desde a fundação do país, quando o primeiro presidente, Nebedict Dlonar, guiava a nova república rumo a uma ditadura. Partidários do Folkpartiet viam em Banyr a oportunidade de reformar o sistema financeiro do país, uma vez que há seis décadas o partido sofreu uma derrota histórica ao ver a criação do Bourneska Centralbank e, apesar do domínio eleitoral, nunca foi o suficiente para a extinção da instituição. Opostamente, mais uma vez, estavam os partidários do Unionistpartiet que visavam a manutenção institucional do Banco Central.

Eleições Maiores de 1896.

Aditivamente, havia a questão do sistema monetário, a única questão onde as partes concordavam pelo menos de forma superficial. Pouco após a criação do país, houve o início da impressão de papel moeda fiduciário com o objetivo de conseguir quitar as dívidas internas adquiridas na Guerra Civil. Vista inicialmente com insegurança pela população, em poucos meses se viu em situação oposta, com grande confiabilidade no governo e o que era para ser temporário virou definitivo por pura conveniência. Desde os anos 1870, no entanto, esse modelo começou a ser questionado, já que a influência de pessoas poderosas no governo, e o próprio governo, eram acusados de utilizar a falta de uma garantia monetária como caminho para manipular a inflação e beneficiar ora devedores, ora credores, dependendo de quem fossem. Ambos os candidatos, atendendo à demanda popular apartidária, passaram a questionar o sistema. Dentro da concordância, no entanto, estavam ideias opostas: Yelminck defendia fortemente a adoção do padrão-ouro, preferido pelos empresários e industrialistas das grandes cidades e ao mesmo tempo mais confiável e protegido contra flutuações, enquanto Banyr não abria mão de um sistema bimetálico, em grande parte por pressão de mineradores, que haviam descoberto novas minas de prata no interior do país, e também da população rural, que queria empréstimos facilitados. Essa maçante disputa econômica e política inspirou o autor Byman Laum a escrever seu mais famoso livro e clássico bournesko, O Abominável Desencantador do Grande Gato, em 1900.

Banyr, que já contava com um entusiasmo popular visivelmente maior fora das grandes cidades, mas agora também na classe operária urbana, viu como golpe de misericórdia na candidatura de Yelminck uma denúncia sobre planos do candidato de forjar um ataque do país vizinho a um navio Bournesko ao norte de Henson para servir de justificativa aos seus planos expansionistas ao mesmo tempo em que desmoralizasse seu opositor, contrário à ideia de uma guerra de anexação. O denunciante nunca foi identificado, assinando os arquivos com suas provas somente como “O Anarquista”. A eleição do populista por consideráveis 179 x 50 no colégio eleitoral foi vista por muitos como a chance do país finalmente superar a crise do início da década, jogada nas costas do então presidente unionista Mjase Albien.

Tudo que Reluz é Ouro[editar | hide | editar código-fonte]

---

Eleições de 1900 e o Domínio Populista[editar | hide | editar código-fonte]

Fotografia presidencial de Dalia Vensteson.
Eleições Maiores de 1900.

O primeiro mandato de Banyr foi nada além de regular para seus eleitores, uma vez que houve grande dificuldade do então presidente e seu partido de passar a maioria das reformas prometidas em campanha, mesmo dominando o Senado. A única promessa realmente atendida foi a reforma monetária, uma demanda popular, mas com prazo de implementação demorado. A dominância unionista entre os Representantes, no entanto, servia para o presidente justificar o porquê de ser importante a sua reeleição e o comprometimento de seus eleitores em votar em congressistas favoráveis aos seus planos de governo. Em suma, a campanha de Banyr para as Eleições Maiores de 1900, novamente contra Yelminck, teve como estratégia acusar a oposição de barrar as demandas exigidas pelos eleitores vencedores nas eleições de 1896 por interesses escusos. Politicamente morto, a nova tentativa de Yelminck de conseguir a presidência - e não era a última - evidenciava a crise que o Unionistpartiet vivia. Sem grandes dificuldades, Banyr foi reeleito e, para fazer daquele o melhor momento que o Folkpartiet experienciava em anos, o partido também ganhou maioria nas duas casas do Congresso.

Edifício dos Recursos Naturais, onde Banyr foi vitimado.

O fato do Ato Bimetálico de 1900 ter sido aprovado ainda no primeiro mandato parecia indicar um caminho mais fácil para o encaminhamento das outras demandas, já que passaram, dessa vez, a dominar todo o Congresso. Aquela aprovação, no entanto, ocorreu devido a inúmeros acordos realizados com os unionistas de forma a se atingir os ⅗ necessários em ambas as casas, sendo um desses acordos o decreto da entrada em vigor do ato somente para 1907. Apesar de terem maioria absoluta no legislativo após as eleições de 1900, não era o suficiente para se atingir os ⅗ de votos, significando que ainda precisariam costurar acordos. Com tudo indicando um caminho atribulado, mas possível, do partido atingir seus objetivos, uma tragédia ocorre ainda no primeiro ano do segundo mandato de Banyr: numa visita ao Edifício dos Recursos Naturais na Exposição de 1901, em Allitnil, Banyr foi vitimado quando, acidentalmente, uma pedra de minério de prata caiu de um depósito mal protegido acima do local onde se encontrava. Apesar do socorro imediato, o presidente não sobreviveu. Na semana seguinte, o então vice-Presidente, Dalia Vensteson, foi nomeado como o novo presidente de Bournerige. Vensteson deu continuidade ao trabalho realizado por Banyr, que, após a aprovação do sistema bimetálico, tinha como seu principal objetivo a extinção do Bourneska Centralbank.

O Folkspartiet não teve problemas em manter-se como maioria após as Eleições Menores de 1902. No fim deste ano, a vitória mais almejada, enfim, chegou, com o legislativo e executivo aprovando a extinção do Banco Central, mas novamente com a condição de seu fechamento definitivo somente dez anos depois, fator decisivo para alguns unionistas votarem a favor e completarem os votos necessários.

Pós Primeira Grande Guerra[editar | hide | editar código-fonte]

---

Eleições de 1904[editar | hide | editar código-fonte]

Eleições Maiores de 1904.

Obtendo mais uma vitória importante ainda na metade do segundo mandato, o Folkpartiet se viu numa posição de unanimidade na visão da população. Apesar das medidas mais importantes estarem a anos de passarem a vigorar, o entusiasmo do povo era palpável. O Grande Susto da década de 1890 parecia nunca ter existido, assim como Lwimail Yelminck - que perdeu a nomeação unionista para Heedtoor Loevesort, figura proeminente dentro do Unionistpartiet e que vinha angariando uma legião dentro do partido, fazendo frente aos fiéis apoiadores de Yelminck.

Como já esperado por muitos, Dalia Vensteson decidiu se candidatar à presidência pela primeira vez e, naturalmente, ganhou a nomeação do partido para tal. Baseado numa plataforma de manutenção e prosperidade, conseguiu vencer as eleições contra um adversário muito mais contido e progressista que Yelminck. Loevesort não tocava em assuntos já decididos, como a reforma monetária e financeira, e dizia que respeitar decisões legítimas e democráticas tomadas pelo governo anterior era uma obrigação de qualquer sucessor. Seu foco era dirigido muito mais às pautas de conservação ambiental e combate à corrupção, assuntos já considerados nobres na época, mas absolutamente descartáveis e desconexos, o primeiro por sua pouca importância, o segundo por ser apenas um generalismo utilizado há muito tempo. Apesar da derrota nas Eleições Maiores de 1904, o jovem Loevesort saiu da disputa definitivamente mais forte do que entrou e parecia claro que voltaria em 1908 com propostas mais amadurecidas.

O Céu é o Limite[editar | hide | editar código-fonte]

---

A Crise de 1907: a Luz era um Trem[editar | hide | editar código-fonte]

A continuação do governo Vensteson a partir de 1905 aconteceu suavemente. Ocorreram diversas tentativas falhas de avançar projetos do partido, mas que não eram demandas reais da população e, portanto, tanto a oposição quanto a ala conservadora do Folkpartiet se viam confortáveis para barrar. O eleitorado parecia ainda em transe com as duas vitórias mais importantes ocorrendo de forma tão rápida e a situação econômica melhorando a cada dia. Esse comportamento inconsciente de uma quantia significativa de pessoas posteriormente virou tema de um profundo estudo realizado por analistas políticos e psicólogos da Universidade de Hatherton na década de 1960; era inacreditável que se pudesse atribuir a melhora econômica considerável a decisões que sequer haviam sido implementadas ainda.

Charge crítica ao bimetalismo publicada em 1908.

No mesmo período, o Unionistpartiet trabalhava para conseguir apontar um nome que fizesse frente a Vensteson, que parecia ter uma reeleição garantida. Para muitos, desde as eleições anteriores, esse nome deveria ser o de Heedtoor Loevesort. Apesar de seu nem um pouco cativante plano de governo de 1904, Loevesort havia angariado uma boa parcela dos progressistas e conseguido a nomeação então. A partir de 1905 passou a viajar o mundo e estudar características importantes sob diversos aspectos que faziam, segundo ele, nações prosperarem ou não. A experiência adquirida fazia ele e seus seguidores estarem seguros de que seria o indicado do partido novamente. Ao mesmo tempo, no entanto, Yelminck conseguia recuperar apoio interno pouco a pouco, acredita-se que provavelmente através de promessas de cargos.

O ano de 1907 chegava e o Ato Bimetálico de 1900 faria, enfim, obrigatório o lastro das moedas em ouro e prata, terminando o papel moeda fiduciário em vigor há mais de um século. Em todos esses anos, a população via Vensteson da mesma forma como via Banyr. A situação começou a mudar quando, ainda nos primeiros meses do ano, foi detectada uma ligeira variação negativa de ouro no país, sendo apontado como causa o excesso de prata em circulação e a consequente fuga de ouro do território nacional. Apesar do indicativo, o apoio popular se manteve a partir dos discursos oficiais do governo sobre aquela circunstância não passar de efeitos adversos temporários das mudanças recentes.

Centro financeiro de Flaggköping durante a crise.

A realidade, porém, era outra e batia à porta. Quando se ultrapassou meados do mesmo ano, diversos industrialistas conseguiram fazer públicas suas insatisfações com a situação econômica. Desde o início de 1907 a imprensa da capital e de Flaggköping, abertamente apoiadora do Folkpartiet, abafava as reclamações que vinham, até então, de pequenos empreendedores industriais, os primeiros a sofrer com a iminente crise. Quando o problema passou a ganhar significância e afetar figuras de peso da capital financeira do país, a mesma imprensa se viu pressionada a dedicar artigos e editoriais criticando a apatia governamental sobre o que parecia estar por vir - uma tentativa de não correr o risco de ver seus maiores anunciantes em débito.

Ao chegar no fim do ano, uma enorme crise estourou. Alguns dias antes já era possível se ler o desespero latente em todos os jornais com as infindas críticas endereçadas ao governo de Vensteson. Economistas apontavam que a proporção de ouro e prata e seus valores no mercado não correspondiam, fazendo, inicialmente, industrialistas precisarem de toneladas de prata para fazer quaisquer transações internacionais, já que a fuga de ouro do país estava a níveis estratosféricos ao mesmo tempo em que o governo afirmava ser um problema pontual. Tarde demais para se tomar qualquer medida, o ouro se tornou praticamente inexistente e a prata valendo muito pouco, consequentemente houve uma disparada inflacionária, indústrias não conseguiam mais pagar suas dívidas, decretando falência e demitindo funcionários. Sabendo-se das projeções nada animadoras e dos boatos de que dezenas de milhares de pessoas estavam retirando seus depósitos dos bancos, que já sofriam ao não mais receber pagamentos e juros das indústrias, boatos ou não passaram a ser realidade, com o centro financeiro de Flaggköping borbulhando em usuários realizando saques até o previsível desfecho: a falência de bancos em efeito dominó juntamente às empresas com ações na Bolsa de Flaggköping que já despencava poucos dias antes. Com a crise instaurada, naturalmente se via crescente índice de desemprego e de inflação. Uma eleição que parecia ser somente mais uma fácil vitória populista, como a eleição anterior, teve um desfecho jamais imaginado um ano antes.

Eleições de 1908[editar | hide | editar código-fonte]

Fotografia presidencial de Hasmot Twosan.

O ano de 1908 passava e as eleições se aproximavam. Vensteson e seu gabinete, absolutamente letárgicos, não conseguiram amenizar a crise econômica que se instaurara - na realidade a única atitude tomada se baseou em ajustar a cotação de ambos os metais semanalmente, justificando que os efeitos se dariam a longo prazo; era desnecessário dizer que não haveria efeito algum e estavam de mãos atadas, com uma reprovação sem precedentes e perda de apoio no próprio partido, não conseguiam fazer muito além disso. A insatisfação geral com o governo não foi suficiente para a ocorrência de um impeachment, uma vez que a maioria no Congresso não deixaria o processo acontecer, mas serviu para que representantes do Folkspartiet no legislativo se comportassem de maneira ambígua, não apoiando o impeachment ao mesmo tempo que se dirigiam aos seus eleitores com pesadas críticas ao presidente. A decisão sobre a extinção do Bourneska Centralbank também foi mantida. Vensteson continuou como chefe do executivo pelo resto do mandato, mas não conseguiu avançar em nenhum dos outros projetos.

Eleições Maiores de 1908.

O presidente, que, graças aos últimos anos, havia se tornado o homem mais poderoso do Folkpartiet, também tinha o ego como uma das suas características mais marcantes. Mesmo com uma rejeição visível, acreditava ser a pessoa ideal para dar continuidade ao seu governo e superar o que ele chamou de “percalços do caminho”. Sem grandes surpresas, foi o indicado do partido, que não tinha um segundo plano. Após a indicação, a brisa parecia soprar, enfim, para o Unionistpartiet. Ledo engano. Agora, sim, para a surpresa de todos, Yelminck conseguira angariar apoio suficiente para ganhar novamente a indicação contra Loevesort por risíveis dois votos. O caos tomou conta do partido e o que ocorria nas duas principais facções do país em plena crise econômica escancarou aos olhos da população o nível de manipulação e corrupção que parecia ocorrer desde o início da república.

As eleições pareciam apenas um evento onde qualquer que fosse o vencedor, não faria diferença: o povo estava certo de que ambos governariam para si próprios. Nessa brecha de apoio popular, surge um terceiro nome, Hasmot Twosan, do pequeno Framstegspartiet, partido político mais alinhado ao Folkpartiet, mas que teceu, nos últimos meses, duras críticas ao presidente. Presente no partido desde a sua fundação, cerca de vinte anos antes, Twosan viu seu esvaziamento após a eleição de Banyr em 1896 devido à migração de seus membros para o partido populista. Sendo uma importante figura que permaneceu, foi candidato em 1904 obtendo poucas dezenas de milhares de votos. A mudança política vultosa em 1908, no entanto, fez o eleitorado olhar para a terceira opção como uma possível esperança em meio ao caos político, e, dentre os candidatos desta categoria, Twosan era o destaque.

Com uma plataforma que previa direitos iguais às mulheres, maior proteção aos sindicatos, menor jornada de trabalho e cobrança de imposto de renda dos mais ricos, Twosan naturalmente era mais um populista. Os membros do Framstegspartiet foram ardentes defensores da adoção do sistema bimetálico, mas não incluíam em suas propagandas e seus discursos à população qualquer frase que remetesse ao assunto. A estratégia do candidato era endereçar a crise atual e culpar a pouca proteção estatal ao trabalhador, tanto rural quanto urbano. Numa corrida histórica, Twosan foi o vencedor das Eleições Maiores de 1908 e tornou-se o primeiro presidente a não pertencer a um dos principais partidos políticos de Bournerige.

Era dos Bancos[editar | hide | editar código-fonte]

Eleições de 1912[editar | hide | editar código-fonte]

Segunda Grande Guerra[editar | hide | editar código-fonte]

Pós Segunda Grande Guerra[editar | hide | editar código-fonte]

Terceira Grande Guerra[editar | hide | editar código-fonte]

Contemporaneidade[editar | hide | editar código-fonte]

Geografia[editar | hide | editar código-fonte]

Mapa simplificado do relevo bournesko.

Bournerige é um país composto territorialmente por 15 estados e um distrito federal, totalizando cerca de 604 mil quilômetros quadrados, sendo o estado de Jeltz o único deles a não se situar no continente - trata-se de uma pequena ilha no Estreito de XXX que, de acordo com alguns, não deveria existir. Os domínios bourneskos no sentido norte-sul variam entre as latitudes 47° 15' N, no sul de Denthult, e 63° 28' N, no norte de Henson. Já no sentido leste-oeste o país está compreendido entre as longitudes 86° 57' W, no oeste de Jeltz, e 67° 14' W, no leste de Versenwald.

O posicionamento de Bournerige no planeta o faz se situar numa região de dois diferentes fusos horários convencionais: -5 e -6 em relação ao Meridiano de XXX, mas o país optou por adotar somente o fuso de -5. A longitude de troca de fusos passa por diversos estados, mais especificamente Henson, Beeblebrox, Allitnil, Lintilla, Trillian e Denthult, sendo alguns deles atravessados ao meio. Tal inconveniência fez com que houvesse o consenso de que o país não se estendia consideravelmente no sentido leste-oeste para a adoção dos dois diferentes fusos. Dessa forma foi possível realizar a unificação de horários facilitando a dinâmica interna.

BG-055, conhecida como Miljon Bävrar Motorväg, nas Montanhas Cor-de-Rosa, 1975.

A morfologia do relevo bournesko é variável, mas pode-se resumi-la nas regiões montanhosas consequentes da Cordilheira XXX, localizadas no centro-sul do país, chamadas de Rosa bergen (Montanhas Cor-de-Rosa), no norte, chamadas de Galaxförorter bergskedja (Subúrbios da Galáxia), no leste, chamadas de Glasberg (Montanhas de Vidro), e nas grandes planícies que se estendem ao longo de toda a costa do território e adentram o país entre os diferentes braços da cadeia de montanhas. As Montanhas Cor-de-Rosa, que - a título de esclarecimento - não são cor-de-rosa, estão localizadas majoritariamente nos estados de Gargravarr, Halfrunt, Effrafax, Allitnil, Lintilla e Slartibartfast. Esse acidente geológico divide o país entre grande parte de sua zona costeira centro-sul e o interior, e foi por muitos séculos uma barreira que, de fato, impedia a locomoção de forma eficiente entre essas duas regiões do país. Há até mesmo uma lenda na região de Effrafax contando que quando o Grande Fazedor de Tudo estava a moldar aquelas montanhas, ele estava na verdade apenas tentando escrever Slartibartfast em alto relevo, mas não conseguiu fazer algo tão complicado. A partir de meados do século XIX, trechos de ferrovias puderam ser construídos integrando algumas partes mais baixas das serras, e a partir do início do século XX esses trechos foram estendidos até conseguirem, enfim, atravessar todo o relevo acidentado. As rodovias também foram construídas para servirem de passagem na região, sendo a BG-055, entre Haussmannäs e Huehl, capitais de Halfrunt e Effrafax, respectivamente, considerada uma das mais belas e insuportáveis do país. As Montanhas Cor-de-Rosa originam diversos afluentes e rios de importância nacional, nomeadamente o Granälven, Kyrka älv, Cortlandtälven e Annälven, além de Cedarälven e Kamare älv, que servem de fronteira nacional no sul. Nas montanhas, a principal atividade é a mineração, e a formação de certas regiões estratégicas defensivamente fez surgir diversas vilas que se tornaram importantes cidades.

Livpasset, passagem localizada em Galaxförorter bergskedja, 1980.

O braço da cordilheira no norte de Bournerige, Subúrbio da Galáxia, está compreendido nos estados de Marvin e Henson. Diferentemente de seu par ao sul, a região em que estão localizados esses estados não teve problemas de integração ao longo dos séculos, uma vez que, apesar de consideráveis, as montanhas do lugar não são tão extensas e uma volta não muito grande sempre foi suficiente para vencer o obstáculo. Na década de 1950, no entanto, iniciaram-se planos a partir das propostas de Heenwosrie para a implementação de uma rodovia que cruzasse o trecho montanhoso interligando as cidades de Hunt, capital de Henson, e Korn, importante cidade do estado localizada no Lago Tholiamn e que dá acesso à Hatherton, uma das maiores cidades do noroeste bournesko. Na época de sua construção houveram diversos questionamentos sobre a real necessidade de tal rodovia, uma vez que também já havia sido aprovada a construção de outra rota, passando por Holden, que também daria fácil acesso tanto a Hatherton quanto a Korn. Galaxförorter é a origem do Livligälven, um dos principais afluentes do Bredvägälven, rio mais importante do país, e abriga também atividades mineradoras e madeireiras.

Cidade de Brockett no sopé das Montanhas de Vidro, Versenwald, 1981.

As Montanhas de Vidro, que, como já se deve imaginar, também não são de vidro, estão localizadas na porção leste do estado de Versenwald, e são a origem dos afluentes do Bred älv. A extensão das montanhas é considerável para o tamanho do estado, ocupando cerca de 30% de seu território. Versenwald é relativamente pouco povoado e a maior parte de sua grande planície ao redor das montanhas é utilizada para a agricultura, cujos produtos são primariamente escoados através dos canais e ferrovias com sentido a Semsch, mas também pelo Väggälven no norte. As montanhas são fortes pontos turísticos do extremo leste do país e são conhecidas por suas pistas de ski, sendo a cidade de Brockett, localizada no sopé, a referência principal para essas atividades em Bournerige e também a última cidade antes de se cruzar a fronteira nacional. O acesso à região é realizado através das rodovias e ferrovias que chegam do oeste e do sul, passando apenas pela base das montanhas, sendo o acesso às partes mais altas feitas a partir de estreitas estradas ou trilhas. Em sua parte sul, são realizadas atividades de mineração e produção de madeira. A capital do estado, Lamb, localiza-se nas planícies entre as regiões produtoras de minério, madeira e agricultura, servindo como um local de entreposto mercantil.

Plantações nas margens do Väggälven nas planícies bourneskas próximas à Hastings, 1979.

As planícies de Bournerige, também chamadas de Grandes Planícies de Bournerige, são a morfologia predominante no país, cerca de 57% do território. Formadas por rochas sedimentares, estendem-se por toda a costa, sendo uma das razões da fácil integração que essa porção apresentou historicamente. O ponto mais estreito dessas planícies litorâneas se dá próximo à divisa entre Denthult e Trillian, quando a base das Montanhas Cor-de-Rosa se localiza a 30 quilômetros do oceano. Nos outros pontos ela se estende a mais de 100 quilômetros, adentrando parte considerável do estado de Gargravarr e compreendendo quase integralmente os estados de Marvin, Tragula, Heimdall, Trillian e Denthult. A partir de Heimdall e do norte de Allitnil, as planícies expandem-se para o interior do país, fazendo-se presente significativamente nos estados de Beeblebrox, Henson, Lintilla, Slartibartfast e Versenwald. As planícies permitem a existência de grandes rios navegáveis no interior do Bournerige que são abastecidos pelas chuvas e pelo degelo na Cordilheira de XXX. A presença desses trechos navegáveis de considerável extensão foi responsável pela forma mais eficiente de transporte entre o interior do país e o litoral até meados do século XIX, quando foram construídos canais com rotas mais curtas e, posteriormente, ferrovias. As principais atividades econômicas nas planícies do interior são a agropecuária e a indústria madeireira, muito importantes para os estados de Versenvald, Slartibartfast e Lintilla. Em sua porção litorânea, as planícies abrigam grande parte das maiores cidades e regiões metropolitanas do país, como Wrighhttorp, Flaggköping, Ustick, Gilbertby e Hatherton, juntamente aos seus parques industriais.

Subdivisões[editar | hide | editar código-fonte]

As subdivisões de Bournerige consistem em 15 estados e em Sångardistriktet, o distrito federal. O maior estado da nação é Gargravarr, com quase 90 mil km², cerca de 15% do território bournesko. Já o menor é Jeltz, uma ilha localizada no Estreito de XXX com apenas 165 km², isto é, menor até mesmo que Sångardistriktet, fazendo o estado ser visto por muitos como uma aberração.

Classificado como um território federal até 1959, ganhou status de estado em 1960 e é conhecido por ser uma terra onde esperar sentado por qualquer serviço não é uma mera força de expressão - de fato alguns estabelecimentos oferecem camas aos que preferirem esperar deitados. A elevação do território a estado se deu com o objetivo de acabar com as vantagens econômicas imorais que ocorriam no local em relação às grandes empresas, mais conhecidamente as construtoras de Halfrunt - que mudaram suas sedes para a ilha por simples questões tributárias. Além disso, os funcionários federais de Jeltz, na realidade todos os seus habitantes, são conhecidos pela sua absoluta dedicação em fazer a vida de qualquer pessoa mais difícil temperando-a com uma boa dose de burocracia e seguindo todas as regras ao pé da letra para garantir que aquela dose está adequada, mas isso definitivamente não os faziam ficar acima de uma ou outra oportunidade de suborno e corrupção na época, facilitadas por precárias fiscalizações e investigações. Sua anexação por outros estados costeiros de Bournerige foi sugerida, mas nenhum deles aceitou tamanho desafio. Após considerado um estado próprio, Jeltz deveria seguir diversos critérios tributários e estaria sempre observado de perto por Semsch.

No continente existem vários estados que viram suas fronteiras oficialmente definidas logo quando o país se tornou uma república - tais fronteiras eram baseadas nas regiões administrativas do período monárquico, que por sua vez tinha suas origens ainda na Era dos Reinos. Inicialmente haviam os estados de Henson, Tragula, Heimdall, Beeblebrox, Allitnil, Halfrunt, Gargravarr, Trillian e Effrafax. No ano de 1800 importantes mudanças ocorreram, sendo criados os estados de Lintilla e Slartibartfast separadamente de Effrafax, e também de Sångardistriktet no território de Allitnil. No ano de 1850, o estado de Trillian também foi dividido, criando o estado de Denthult. Em 1880 o estado de Slartibartfast viu parte de seus domínios ser transformado no estado de Versenvald; e, por fim, em 1890 o estado de Marvin foi criado a partir de Heimdall.

Evolução do mapa político de Bournerige.

A maior parte das fronteiras entre os estados se dá através de marcos naturais, como rios e montanhas, mas algumas ocorrem por decisões judiciais tomadas no início da república que visaram terminar disputas territoriais a partir da definição de divisórias em latitudes ou longitudes. Assim, o território de Henson tem suas fronteiras sul com Marvin e Beeblebrox definidas pela latitude 60° 22' N, coincidente com a parte norte do Lago Tholiamn. As divisas de Effrafax com Lintilla e Slartibartfast ocorrem na latitude 55° 40' N, próxima das nascentes do Cortlandtälven. Já a fronteira entre Tragula e Marvin ocorre na latitude 58° 52' N e também na longitude 83° 54' W. Tornando-se jurisprudência logo após a confecção da constituição, os problemas de disputa de fronteiras entre estados foi resolvido com facilidade com a utilização desse método - o que não significava que as partes gostassem. Outros problemas, no entanto, surgiram, como a definição sobre qual estado viria primeiro em listas de unidades por área de Bournerige.

Por uma coincidência absolutamente improvável, os estados de Heimdall e Marvin possuem a mesma área - até nos décimos de quilômetros quadrados. Com exceção de Marvin, todos os outros estados listavam Heimdall primeiro alegando que o critério deveria se dar, naturalmente, por ordem alfabética. O estado de Marvin, no entanto, buscou a Corte Suprema de Bournerige alegando que tal critério era injusto, uma vez que o estado era, até 1890, parte de Heimdall e, portanto, era de se considerar que o nome Marvin, iniciado com a letra M, pode ter sido fruto de má fé por parte dos Heimdallers a fim de seu estado aparecer primeiro em listas de unidades de Bournerige por área. Apesar do juiz considerar o argumento como um bom argumento, ele considerou o contra-argumento de Heimdall como um ótimo contra-argumento, que dizia que, na época da separação dos estados, as técnicas de agrimensura não eram sofisticadas o suficiente para eles jamais imaginarem que ambos estados estariam empatados em rankings de área, e se soubessem disso simplesmente teriam dado um metro quadrado a menos para o novo estado. O caso, que parecia ganho para Heimdall, teve uma reviravolta ainda mais absolutamente improvável, quando, durante a sessão, um assessor do juiz aproximou-se dele e o avisou em sussurros que o meliante que havia roubado seu cetro de acrílico duas semanas antes havia sido capturado em sua residência em Gaynor, cidade de Heimdall. Com os olhos marejados, o juiz avaliou que, na verdade, o argumento era magnífico em vez de bom, dando causa ganha para Marvin, que agora obrigatoriamente aparece antes de Heimdall em todas as listas de unidades de Bournerige por área.

Estados e principais cidades de Bournerige.
Estados e principais cidades de Bournerige.

Clima[editar | hide | editar código-fonte]

Mapa climático de Bournerige.

Os domínios bourneskos apresentam alguma variedade climática, sendo, em geral, um país habitável e agricultável em parte majoritária de seu território. A zona litorânea, integralmente compreendida no Estreito de XXX, e parte do interior são caracterizados por um clima oceânico temperado, manifestando tempo nublado e precipitação significativa ao longo de todo o ano, especialmente por essas áreas estarem cercadas pela Cordilheira XXX - parte do norte de Henson, no entanto, pode apresentar invernos mais secos. A presença de neve ocorre durante o inverno nas regiões centrais e norte, mas em pequenas camadas e com raras ocorrências de nevascas, ficando poucos graus abaixo de zero. Tal configuração faz propícia a existência de muitos pinheiros, um dos símbolos de Bournerige, e também as plantações de maçãs em Marvin, e de uvas em Denthult. Nos verões as temperaturas não ultrapassam os 22 °C, e durante o ano variam entre 10 °C e 15 °C.

Plantação de maçãs no leste de Marvin, 1973.

Os estados de Lintilla e Slartibartfast, além do leste de Henson, Beeblebrox e Effrafax, e o oeste de Versenwald, são dominados pelo clima continental úmido de verão fresco. Esse clima faz essas regiões também apresentarem temperaturas abaixo de 22 °C mesmo nos meses mais quentes, além de invernos com presença de neve, mas não muito rigorosos. No noroeste de Henson ainda pode ser encontrada a variação com influencia de monções. Já na maior parte de Versenwald e extremo leste de Effrafax, domina o clima continental úmido de verão fresco com influência mediterrânea, sendo parecida aos outros climas da categoria, mas com verões com muito menos precipitação que os invernos. Algumas pequenas áreas de Henson e Versenwald são classificadas como clima semiárido frio, contando com menos precipitação de neve nos invernos que outras áreas nas mesmas latitudes com maior umidade, e também grande variação de temperatura durante o dia, com possibilidade de atingir uma diferença de até 20 °C; essas áreas, no entanto, fazem parte das Montanhas de Vidro e do Subúrbio da Galáxia, sendo completamente inabitadas.

Biodiversidade[editar | hide | editar código-fonte]

Fotografia de um castor em Allitnil, 1980.

Localizado em latitudes temperadas, Bournerige é um país que apresenta uma biodiversidade relativamente rica e variada. Com suas montanhas, planícies e rios, o país abriga uma ampla gama de espécies animais e vegetais. Essas espécies são uma parte fundamental dos seus ecossistemas locais, contribuindo para manter o equilíbrio e a saúde do meio ambiente. Muitos animais, como o urso-negro, o lince e a raposa, desempenham papéis importantes como predadores, mantendo as populações de presas sob controle e evitando o excesso do consumo de recursos. Além disso, as aves, como a águia-real, ajudam a controlar as populações de insetos, como as borboletas e as abelhas-de-mel nativas, que, por sua vez, são essenciais para a polinização e a disseminação de sementes. Além desses, uma ampla variedade de espécies de insetos têm como habitat as grandes florestas de Bournerige, desempenhando papéis importantes na na cadeia alimentar e no controle de pragas.

Floresta de Sazon - Sazonskogen - nos arredores de Hathorne, 1978.

Além de contribuir para o equilíbrio do ecossistema, a biodiversidade de Bournerige também tem um impacto econômico significativo. As florestas temperadas são fontes de madeira e outros recursos naturais, e as atividades turísticas, como passeios de barco, trilhas em montanhas e caça de animais, geram receita para a economia local. Por ser uma fonte importante de equilíbrio e riqueza para o país, a preservação desses sistemas naturais é fundamental para garantir a saúde e a prosperidade tanto do ecossistema local quanto da economia. Assim, grandes porções do ambiente natural de Bournerige são preservadas pelas Áreas de Proteção do país, que foram criadas durante a primeira administração de Heedtoor Loevesort a fim de conservar e proteger sua rica fauna e flora visando a utilização de seus recursos de forma sustentável. Esses parques de preservação nacionais cobrem uma ampla gama de habitats, desde as montanhas cobertas de neve até as grandes planícies e rios.

Um dos pontos decisivos para a demarcação desses territórios no início do século XX foi a caça descontrolada aos castores. Esses animais, símbolos de Bournerige, são uma espécie importante para o equilíbrio de diversos ecossistemas naiconais, construindo barragens que modificam o ambiente e fornecem habitat para muitas outras espécies. No entanto, com a demanda crescente por sua pele no século XVIII - era usada até mesmo como moeda em territórios do norte do Reino de Bournerige - e sua carne, a população de castores começou a diminuir rapidamente, ameaçando sua sobrevivência e o equilíbrio dos ecossistemas em que estavam inseridos. Para preservar a biodiversidade e as paisagens naturais do país, foi necessário proteger as espécies em perigo, incluindo os castores. Com o objetivo da proteção, como o próprio nome sugere, as Áreas de Proteção de Bournerige foram criadas com medidas de proteção rigorosas, incluindo a restrição do uso de veículos pesados em diversas áreas, a regulamentação da pesca e o intenso controle da caça. Além disso, trabalham para monitorar e garantir a recuperação da população de castores e outras espécies, assegurando que continuem a desempenhar seus respectivos papéis no equilíbrio do ecossistema local.

Áreas de Proteção de Bournerige.

O funcionamento dessas áreas, no entanto, é contestado por alguns especialistas, pois apesar de haver diretrizes federais básicas para todas elas e os estados onde se encontram terem o poder de redigir restrições ainda mais severas, são muito comuns os casos de exploração ilegal de madeira e minério em áreas protegidas - sendo importante pontuar que essas atividades podem ser realizadas de forma legal se todos os requisitos forem atendidos. Há também grande crítica em relação à definição dos limites de cada área, pois é visível que inúmeras delas poderiam, sem grandes problemas, serem agrupadas. Muitos culpam o Unionistpartiet das décadas de 1910 e 1920 pela bagunça organizada das áreas de proteção, pois cederam à pressão dos funcionários do Departamento de Construção, composto majoritariamente por Jeltzers muito empenhados em desfazer, sempre em vão, seus esteriótipos de destruidores de qualquer coisa que encontram pela frente.

As 26 Áreas de Proteção de Bournerige, assim como muitas das áreas de proteção definidas pelos próprios estados, são administradas por especialistas em conservação que trabalham para garantir que as espécies sejam protegidas e que os ecossistemas sejam preservados. Esses parques oferecem diversas opções de atividades turísticas, como passeios guiados, trilhas em montanhas e acampamentos, que permitem que as pessoas apreciem e aprendam sobre a biodiversidade do país e sua importância. Também desempenham um papel importante na pesquisa científica, permitindo que os cientistas estudem e compreendam melhor as espécies e as dinâmicas dos ecossistemas da região.

Demografia[editar | hide | editar código-fonte]

População[editar | hide | editar código-fonte]

O Censo de 1980 de Bournerige mostrou que haviam 85.512.408 habitantes no país, sendo, dessa forma, a sexta nação mais populosa do mundo e a primeira mais populosa da Magnalia. Em 1980, o estado mais populoso era o de Allitnil, com cerca de 15,7 milhões de habitantes, enquanto o menos populoso era o polêmico e bullinado estado de Jeltz, com pouco mais de 62 mil gatos pingados. O crescimento vegetativo de Bournerige mantém-se numa queda relativamente estável nas últimas décadas, assim como a taxa de casamentos, o que preocupa especialistas ao mesmo tempo que dá tempo ao país para tentar reverter a tendência - em 1980, cada mulher bourneska dava a luz a 1,95 crianças. Um dado curioso é percebido há algumas décadas em todos os censos em relação ao casamento de pessoas cujas origens sejam especificamente Lintilla e Allitnil: elas raramente possuem filhos, praticamente anulando a taxa de crescimento populacional nesse recorte demográfico.

Estado civil das mulheres Bourneskas em 1980.

Dos seus 85,5 milhões de habitantes, quase 71% vive nos estados costeiros. A cidade de Flaggköping, localizada na foz do Bredvägälven, é a mais populosa do país, com uma população de cerca de 6 milhões de habitantes. Já a cidade de Kimballköping, também situada nas margens do mesmo rio, abriga aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, enquanto Wrighttorp, em Denthult, conta com 2 milhões de habitantes - apesar de sua região metropolitana superar a da cidade de Lintilla. Entre os estados mais urbanizados, destaca-se o de Tragula, com uma população de quase 5 milhões de habitantes numa área de apenas 6.930 km², graças à presença de importantes universidades e indústrias que atraem uma grande quantidade de pessoas. De forma geral, a população de Bournerige é predominantemente urbana, cerca de 58%. No entanto, é importante destacar que os estados do interior do país apresentam uma população menor em relação às zonas costeiras e às principais cidades. Em geral, essas regiões possuem uma densidade demográfica mais baixa, com um número reduzido de habitantes em relação às suas extensões territoriais. O estado de Versenwald, por exemplo, é o segundo maior território nacional e apresenta uma população de aproximadamente 1,4 milhões de habitantes com uma economia baseada em atividades agropecuárias, resultando numa densidade populacional de apenas 16,8 hab./km².

Em termos de idade, a população de Bournerige é relativamente jovem, com uma média de cerca de 30 anos. Isso se deve, em parte, ao fato de que o país passou por um rápido processo de urbanização e industrialização nas últimas décadas, o que atraiu muitos jovens em busca de oportunidades de emprego e melhores condições de vida. No entanto, apesar de ser uma população jovem, Bournerige enfrenta desafios em relação à saúde e à qualidade de vida. O país possui uma taxa de mortalidade infantil insatisfatória, além de problemas relacionados à falta de acesso a saneamento básico em algumas regiões mais remotas do país. Além disso, o sistema público de saúde é tragicômico, obrigando grande parte da população a comprometer parte considerável de sua renda com planos de saúde privados mesmo contribuindo através de elevados impostos. Por outro lado, Bournerige tem se destacado nos últimos anos por seus avanços na área de educação. O país possui um sistema de ensino público de qualidade, com uma ampla rede de escolas e universidades que têm formado profissionais qualificados em diversas áreas.

Idiomas[editar | hide | editar código-fonte]

Bournerige é um país que não conta com grande variedade linguística, mas, embora a língua oficial seja a Bourneska, existem outras línguas faladas por diferentes comunidades dentro do país. A segunda língua mais falada é a Shalgho-Ylee, que é utilizada por cerca de 3,5% da população. Esse idioma é mais comum no norte de Bournerige, especificamente nos estados de Henson e Marvin, que fazem fronteira com o país vizinho de onde a língua é originária: Shalghoztrák-Yleekath. A Shalgho-Ylee é uma língua crioula e carrega elementos das ricas tradições culturais do país vizinho. É falada por comunidades Bourneskas que se orgulham da herança e da história de seus ascendentes Shalgo-Ylee. Essas comunidades mantêm-se muito unidas e preservam sua língua e cultura através de cerimônias tradicionais em datas comemorativas ao mesmo tempo que já estão totalmente integradas à cultura de Bournerige.

A terceira língua mais comum em Bournerige é o Druniano, que é falado por cerca de 2% da população. Apresenta-se mais comum nos estados de Denthult e Gargravarr, que fazem fronteira com Drusniak. A maioria dos falantes do Druniano vivem nas grandes cidades costeiras de Denthult ou no interior de Gargravarr, e a língua é frequentemente usada nas atividades cotidianas. A língua também possui alguns dialetos regionais em conjunto à língua Bourneska, indicando que as relações entre os dois povos existem há um período de tempo considerável. Na década de 19XX a Usina Hidrelétrica do Rio Cedar foi inaugurada entre os dois países, reforçando ainda mais essas relações na região. Embora o Druniano não seja tão amplamente falado quanto a língua Bourneska e um pouco menos que a Shalgho-Ylee, é apreciada por muitos por sua riqueza e beleza linguística.

Além desses três idiomas, há também outras línguas menos amplamente faladas em Bournerige devido ao papel de destaque dos seus países de origem, incluindo o Litavi Souladiče, o Kimir e o Kîrîve. Essas línguas são faladas geralmente por grupos ligados às comunidades comerciais espalhadas pelo mundo. Bournerige é considerado de fato um país com pouca diversidade linguística, mas tal fato é uma característica importante da identidade cultural do país, pois uma língua predominante, a Bourneska, foi algo almejado e atingido ainda nos tempos monárquicos.

Urbanização[editar | hide | editar código-fonte]

Imagem de satélite onde observam-se as regiões mais urbanizadas de Bournerige.

Bournerige é um país que iniciou seu processo de urbanização de forma mais acentuada a partir de meados do século XIX, especialmente nos estados de Allitnil, Heimdall e Halfrunt. A primeira fase de urbanização nesses estados ocorreu devido às localizações costeiras e próximas à foz do Bredvägälven, o rio mais importante do país. Essa adjacência foi fundamental para o desenvolvimento urbano desses estados, uma vez que o rio era um eficiente canal de transporte e, por isso, um potencializador de centros de comércio e negócios para as regiões em que passava. Assim, mais cidades começaram a se desenvolver nas imediações do rio ao longo do tempo, criando novas oportunidades de trabalho e atraindo mais pessoas para a região. A cidade mais importante na foz do Bredvägälven, na época, já era Flaggköping - em Allitnil - o principal entreposto comercial portuário do país. A crescente e constante migração de pessoas do interior para a cidade com o início da industrialização - assim como a construção de canais que ajudaram a povoar o interior do país e desaguavam no Bredvägälven - fez o grau do seu crescimento populacional tornar-se ainda maior, abrigando uma região metropolitana que, atualmente com cerca de 13 milhões de habitantes, compreende também o sul do estado de Heimdall e diversas outras regiões ao longo da interiorização do Bredvägälven. Estudos apontam que em alguns anos essa região completamente urbanizada atingirá a capital do país, Semsch, formando uma megalópole. Outras cidades importantes que cresceram vertiginosamente na época são Gaynor, em Heimdall, e Ustick, em Halfrunt.

Moradias precárias em Flaggköping em fins do século XIX.

O rápido crescimento desses três estados devido à atração de trabalhadores para suas zonas costeiras causadas pela industrialização do país resultou na continuidade do crescimento da indústria e do comércio com consequente crescimento desenfreado de novos bairros para abrigar os trabalhadores e suas famílias. Essa concentração urbana trouxe desafios não só para as regiões que inicialmente sofreram com o processo de urbanização intensa, mas também para as que passariam pelo processo nas décadas seguintes. A abrupta expansão das cidades trouxe consigo problemas como a construção de moradias precárias, a escassez de saneamento básico, o aumento da poluição e a desigualdade social. O governo precisou lidar com esses desafios investindo em infraestrutura, educação e saúde para garantir que as cidades pudessem continuar crescendo e oferecendo oportunidades de forma digna, mas parte desses problemas persiste até os dias atuais, sendo constantes temáticas em debates políticos.

Num segundo estágio, na segunda metade do século XIX, os estados de Tragula e Lintilla foram os que passaram por um processo intenso de urbanização. Tragula se desenvolveu graças às cooperações entre suas universidades e empresas, que levaram indústrias de maior tecnologia para a área e atraiu muitos estudantes e trabalhadores. A cidade de Haight, a maior do estado, tornou-se um importante centro de ensino e pesquisa, atraindo estudantes de todo o país. O governo, desde então, investe massivamente em infraestrutura, melhorando as estradas e os meios de transporte para garantir o desenvolvimento da indústria. Como resultado, a população continuou crescendo e novos bairros foram construídos para acomodar os trabalhadores. De todos os estados, Tragula possui a maior densidade populacional, com 684 hab./km².

Extração de petróleo próximo às praias de Chappell, Denthult, no início do século XX.

O estado de Lintilla adquiriu grande concentração urbana na região de Kimballköping, um importante entreposto entre o interior do país, a capital e a costa. Kimballköping se localiza no Bredvägälven, o que permitiu o desenvolvimento de indústrias na região de forma facilitada. O interior do estado foi amplamente beneficiado com a construção dos canais, que fizeram surgir diversas cidades de médio porte por demanda dos novos agricultores e pecuaristas que precisavam escoar seus produtos. Na mesma época, a capital Semsch, em Sångardistriktet, também passou a se desenvolver consideravelmente, mais do que dobrando sua população de cerca de 75 mil habitantes em 1860 para 160 mil em 1875. A urbanização se espalhava por todo o país, com novas cidades sendo construídas e novas indústrias se desenvolvendo. Essa urbanização foi acompanhada pelo crescimento da economia, com o aumento da produção e do consumo de bens e serviços.

No final do século XIX, os estados de Marvin, [[Denthult e Trillian se destacaram no terceiro estágio de urbanização de Bournerige. O estado de Marvin há alguns anos estava fadado a obter alguma industrialização intensa, já que importantes linhas férreas que atravessariam o país estavam projetadas para terminar por lá - as cidades vizinhas de Hatherton e Kahn disputavam qual delas seria o terminal, sendo Hatherton bem sucedida após, além de ganhar a disputa, ver a cidade de Kahn quebrando suas finanças na crise financeira da década de 1890. Ao longo das décadas, Hatherton se sobressaiu no setor tecnológico, o que atraiu muitos trabalhadores altamente qualificados para a região e a fez se tornar um importante centro de inovação. Isso levou ao surgimento de novos bairros, escolas e instituições de pesquisa, além de um grande crescimento na economia local. As instituições de ensino do estado invariavelmente ocupam as melhores colocações nos critérios de qualidade e acessibilidade do país.

Vilas típicas do interior de Versenwald, 1962.

Denthult e Trillian, por sua vez, tinham características naturais e demográficas muito parecidas - até 1850 eram até o mesmo estado. Ambos eram predominantemente rurais, mas passaram por um processo de urbanização após a descoberta de reservas de petróleo em seus territórios, tanto no interior de Trillian quanto na zona costeira de Denthult. Isso atraiu muitos investidores e empresas de petróleo para o local, que se estabeleceram em cidades como Wrighttorp e Chappell e expandiram a infraestrutura da região. Apesar do processo de urbanização em Bournerige ter se expandido ao longo do tempo, ainda existem estados no interior do país que possuem um nível menor de urbanização em comparação às zonas costeiras, como Slartibartfast, Versenwald e Gargravarr. Em geral, esses estados apresentam uma economia predominantemente agrícola e pecuária, o que leva a uma quantidade menos significativa de concentrações urbanas. Os habitantes dessas regiões são em grande parte agricultores e pecuaristas que vivem em pequenas comunidades rurais e vilarejos. Um dos esforços mais frequentes por todo o país é para a melhoria nas condições de moradias. Diversos projetos de condomínios habitacionais para pessoas mais pobres ocorrem há algumas décadas, mas muitos deles mostraram-se fracassados, instigando mais discussões intermináveis sobre o tema.

Densidade Populacional em Bournerige, 1980.

É importante destacar, no entanto, que a urbanização não é um processo homogêneo em todo o país. Em alguns estados do interior, como o estado de Gargravarr, têm ocorrido investimentos em infraestrutura para estimular a urbanização e o desenvolvimento econômico da região. Nos estados mais afastados - Slartibartfast e Versenwald - o governo tem buscado promover a expansão das cidades de médio e pequeno porte, incentivando a instalação de indústrias e serviços, além de investir em programas de desenvolvimento regional, visando reduzir a desigualdade social e econômica em relação às outras regiões do país. Assim, embora os estados do interior do país apresentem um nível menor de urbanização, isso não significa que não exista um esforço por parte do governo em estimular o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.

Saúde[editar | hide | editar código-fonte]

Hospital Público na cidade de Chappell, Denthult, 1978.

O sistema de saúde em Bournerige é modelado de forma peculiar desde a década de 1950, quando, depois de muito quebra-quebra, foi instituído o sistema público universal de saúde planejado pelo Folkpartiet. Nesse sistema, existem três níveis de classificação em que pessoas que procuram ajuda médica são classificadas: saudável, meio doente e muito doente, e a forma utilizada pelos médicos para identificar em que categoria encontram-se seus pacientes é muito fácil - alguns dizem que nem de diploma de medicina precisaria de tão óbvio - de forma a agilizar o sistema.

No nível ‘saudável’, as pessoas são liberadas dos consultórios e ficam livres para se divertirem como quiserem - diversão é a prevenção e o remédio para todos os problemas. Pode ser tão simples quanto sair para uma caminhada ou tão extravagante quanto se empanturrar de hambúrgueres e milk shakes. Quem está saudável pode fazer o que quiser, desde que se divirta. No nível ‘meio doente’, as pessoas ainda são relativamente saudáveis, mas devem tomar cuidado. Quem está nesse nível pode se divertir moderadamente. Talvez uma caminhada rápida para queimar as calorias extras dos hambúrgueres e milk shakes que comeu devido à prescrição médica da consulta anterior, ou talvez uma salada como acompanhamento da pizza - a palavra chave nesta classificação é equilíbrio. No nível ‘muito doente’, enfim, as pessoas precisam se cuidar muito bem. Quem está nesse nível não pode se divertir de jeito nenhum: nada de hambúrgueres, nada de milkshakes, nada de esportes. O que o paciente é indicado a fazer é tirar um bom descanso, tomar muita água e alguns remédios de gripe. De acordo com os folhetos de promoção do Escritório de Boas Práticas para Hábitos Saudáveis, uma subdivisão subordinada ao Departamento de Saúde, as pessoas que fizerem algo a mais do que isso podem sobrecarregar o sistema e atrapalhar toda a população.

Hospitais da Rede Yamo em Root, Lintilla, 1962.

O questionamento que surgiu desde os primeiros projetos para tal sistema foi sobre como as pessoas sabem em que nível estão. A resposta mais simples é: elas não sabem. Na verdade, nem mesmo os médicos sabem ao certo. É tudo bem subjetivo, mas, como disseram os especialistas em saúde chamados pelo Folkpartiet para ajudar a convencer a opinião pública sobre o assunto, "[...] se você está se divertindo, provavelmente está saudável. Se não está se divertindo, provavelmente não está saudável [...]".

O que os apoiadores vêm afirmando desde então é que como há apenas esses três simples níveis de saúde, não há necessidade de gastos com hospitais sofisticados ou médicos muito especializados. Nas palavras de Yathonn Ufaic, então Secretário da Saúde na época da aprovação do projeto: “É claro que há algumas exceções. Se alguém está claramente no nível ‘muito doente’ - digamos, com uma perna quebrada ou um ataque de pânico - então eles serão levados para um hospital. Mas a maioria das pessoas nunca chega a esse ponto. Afinal, se você está se divertindo, é improvável que quebre uma perna ou tenha um ataque de pânico”.

O sistema de saúde em Bournerige pode parecer absurdo, mas na verdade tem algumas vantagens. As pessoas são incentivadas a se divertir e desfrutar da vida, o que pode ter um efeito positivo na saúde mental. E, como não há necessidade de hospitais caros, o governo de Bournerige economiza muito dinheiro em cuidados de saúde. Por outro lado, com a maior parte da população sabendo dos riscos de depender da felicidade para ser saudável, especialmente os habitantes de Marvin, estado com mais casos de depressão por quilômetro quadrado do país, os planos de saúde são uma alternativa muito utilizada, já que trocam tanto sua felicidade quanto a sua tristeza por uma boa quantia de dinheiro. As famílias com boas condições financeiras sempre possuem planos de saúde em Bournerige - naturalmente fazem tal sacrifício por altruísmo a fim de desafogar o sistema público. Nas classes médias e baixas a porcentagem de pessoas que pagam esses planos varia de acordo com as prioridades de cada família.

Porcentagem de habitantes com planos de saúde privados, 1980.

O estado de Marvin, de fato, destaca-se do restante do país. Com seis de cada dez habitantes sendo considerados deprimidos, é a unidade nacional com a maior taxa da doença, a menor taxa de felicidade e, consequentemente, o maior número de indivíduos com seguro de saúde. Alguns estudos sugerem que isso possa estar relacionado ao nível de educação muito acima da média do país; Marvinners são carinhosamente chamados de cabeças de planeta e geralmente se sentem ofendidos quando alguém lhes pede um favor que não exija muito de sua inteligência, como pegar um copo d’água.

O embate entre os pontos fracos e fortes do sistema acabou há alguns anos, com parte da população exigindo sua reforma ou mesmo sua extinção. O maior entrave, no entanto, é a forma como o projeto foi feito. Assim como as Áreas de Preservação de Bournerige e quaisquer projetos cujos formuladores querem que jamais sejam modificados, o sistema de saúde e as leis que o fizeram possível foram redigidos estrategicamente por Jeltzers, que implodem qualquer tentativa de mudança com um caminhão bitrem de burocracia.

Educação[editar | hide | editar código-fonte]

O processo de educação acadêmica em Bournerige é composto e referido por três etapas: G.K. (Grundläggande Kunskap, Conhecimento Básico), M.K. (Mellanliggande Kunskap, Conhecimento Intermediário), e A.K. (Avancerad Kunskap, Conhecimento Avançado). Dos três níveis de educação, os dois primeiros são definidos por idade e são obrigatórios para todas as unidades do país, assim como sua carga horária mínima, mas as disciplinas obrigatórias variam de estado para estado, pois as próprias unidades definem quais elas serão no sistema público - instituições particulares podem montar as próprias matrizes curriculares e ementas para cada nível.

Respeitando-se a carga horária mínima, as aulas em todos os níveis podem ocorrer em diversos horários a depender do estado e da instituição. Assim, algumas podem adotar meios períodos - de manhã ou de tarde - enquanto outras podem adotar período integral. Normalmente, as aulas começam em agosto ou setembro e terminam em maio ou junho.

Grundläggande Kunskap[editar | hide | editar código-fonte]

Escola de Conhecimento Básico em Huehl, 1979.

O nível G.K. é composto pelo Jardim de Infância com duração de um ano e mais cinco subníveis - de G.K.1 a G.K.5 - nomeados de Pinne, totalizando seis anos de estudo. O jardim de infância em Bournerige é o local onde as coisas mais importantes da vida incluem a escolha do lápis de cor certo, colocar o casaco no cabideiro e lembrar o próprio nome na hora da chamada. Conhecido como Barnträdgård em bournesko, é composto pelo primeiro ano da educação básica obrigatória. Geralmente, o jardim de infância é destinado a crianças que já completaram cinco ou seis anos de idade. A carga horária do jardim de infância em Bournerige pode variar de acordo com o estado e a escola. As atividades nessa etapa são voltadas para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. As crianças aprendem a contar, identificar letras e números, desenvolver habilidades motoras e sociais, além de perceberem que amigos imaginários não existem. Elas também aprendem a trabalhar em grupo, seguir instruções e desenvolver habilidades de comunicação. As aulas geralmente incluem atividades de leitura em grupo, jogos educacionais, teatro, atividades físicas, atividades artísticas e música. O nível do Jardim de Infância é bem avaliado de forma geral no país, considerado como um parquinho de diversões, mas ao invés de gangorras e escorregadores, os alunos têm lápis de cor e quebra-cabeças.

Porcentagem de indivíduos com 25 anos ou mais com Conhecimento Básico, 1980.

Os subníveis G.K.1 a G.K.5 são projetados para fornecer uma base sólida nas principais áreas de ensino, enquanto continuam a desenvolver habilidades sociais e emocionais importantes, como trabalho em equipe, resolução de conflitos e comunicação. Os alunos entram nessa etapa com seis anos, e os professores geralmente usam uma combinação de atividades em sala de aula, trabalhos em grupo e projetos para ajudar as crianças a aprender de forma envolvente e interativa. É o momento em que as crianças começam a fixar habilidades realmente importantes, como ler, escrever, somar e subtrair, mas também é quando descobrem que existem coisas que não podem ser resolvidas com lápis, papel e dever de casa, como o bullying ou a dor de ter que escolher um único melhor amigo para fazer uma dupla. As disciplinas obrigatórias no ensino público são Matemática, Língua Bourneska, Ciências, História de Bournerige, História Geral, Geografia, Educação Física, Educação Constitucional e Artes, sendo as disciplinas que envolvem Arte sendo regadas de glitter e muita tinta guache. Tanto no Jardim de Infância quanto no Pinne, todas as aulas são ministradas por professores únicos para cada turma a fim de criar uma relação de confiança mais significativa e potencializar o aprendizado. Os pais são geralmente encorajados a se envolverem no processo educacional, seja voluntariando em projetos ou participando de reuniões de pais e professores.

Mellanliggande Kunskap[editar | hide | editar código-fonte]

Escola mais antiga de Conhecimento Intermediário em Hatherton, 1980.

O M.K. agrega sete anos e é dividido em níveis - de M.K.1 a M.K.7 - sendo o período do M.K.1 ao M.K.3 nomeado como Lya e do M.K.4 ao M.K.7 como Fördämning. Os alunos entram no período do Lya com 11 ou 12 anos e no Fördämning com 14 ou 15 anos, formando-se no Conhecimento Intermediário com 17 ou 18 anos. Em geral, os anos do Lya são projetados para aprimorar as habilidades básicas em leitura, escrita e matemática, enquanto os alunos começam a se expor a uma variedade de disciplinas eletivas. Esta é uma fase da vida das crianças bourneskas em que parecem estar no topo do mundo, entendendo tudo sobre equações matemáticas e gramática, mas que logo depois estão chorando em posição fetal pelas primeiras decepções amorosas. Os professores geralmente usam uma combinação de estratégias em sala de aula, trabalhos em grupo e projetos para ajudar as crianças e adolescentes a aprenderem de forma envolvente e interativa. Assim como no Lya, as disciplinas obrigatórias no sistema público são Matemática, Língua Bourneska, Ciências, História de Bournerige, História Geral, Geografia, Educação Física, Educação Constitucional e Artes, porém com carga horária maior.

Porcentagem de indivíduos com 25 anos ou mais com Conhecimento Intermediário, 1980.

Além das disciplinas do Lya, o período de Fördämning oferece uma gama ainda maior de disciplinas eletivas, incluindo línguas estrangeiras, estudos culturais, tecnologia, negócios, entre outros; além disso, a disciplina Ciências passa a ser dividida entre Biologia, Física e Química. Os alunos também podem participar de atividades extracurriculares, como esportes, clubes e organizações estudantis, que ajudam a desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe. Diferentemente do nível G.K., em que as instituições públicas podem oferecer disciplinas eletivas não obrigatórias, no M.K. a escolha de três disciplinas eletivas por ano é mandatória. Nesses três últimos anos do Conhecimento Intermediário os alunos começam a se preocupar com o futuro enquanto lutam para sobreviver às aulas de química e física, mas principalmente aprendem a importância de ser popular e ter a roupa da moda. No final do Fördämning, os alunos geralmente se preparam para o próximo passo em suas carreiras, que pode incluir ingressar em uma universidade, faculdades comunitárias ou no mercado de trabalho.

Avancerad Kunskap[editar | hide | editar código-fonte]

Universidade de Furstestad, Heimdall, uma das mais conceituadas do país, 1980.

Quando os alunos se formam no Fördämning, é comum que muitos adentrem diretamente no mercado de trabalho, enquanto outros seguem os estudos em universidades, faculdades comunitárias e escolas técnicas. Para ingressar nas universidades públicas e privadas de Bournerige os alunos obrigatoriamente precisam passar pelo processo chamado de B.Ä.V.E.R. (Bedömning av Ärlighet och Välfrejdad Efter Rulla, ou Avaliação de Honestidade e Bom Preparo pós-Registros), em que os alunos passam por uma espécie de prova de vestibular e contam com a consideração do registro dos seus desempenhos nas disciplinas obrigatórias e eletivas durante o M.K. Esse método de entrada é muito criticado devido à pressão psicológica que os alunos passam a sofrer desde os 11 anos de idade, período em que suas notas já serão consideradas para a entrada no Conhecimento Avançado ao mesmo tempo que esses estudantes ainda são imaturos, muitas vezes prejudicando o futuro de muitos. Nas universidades, o aluno primeiramente recebe o título de bacharel ao se formar no seu curso - variável de quatro a seis anos regulares - e, se der continuidade aos estudos, pode ainda adquirir os títulos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Muitos alunos que não conseguem entrar na universidade imediatamente, optam por realizar cursos em universidades comunitárias. Com formação em até dois anos, esses alunos têm a possibilidade de entrar em cursos de uma universidade tradicional de forma facilitada, já que seu desempenho extra será considerado em nova B.Ä.V.E.R.

Porcentagem de indivíduos com 25 anos ou mais com Bacharelado no Conhecimento Avançado,1980.

As escolas técnicas são projetadas para fornecer habilidades para uma carreira ou indústria específica. Os cursos técnicos geralmente levam menos tempo para serem concluídos do que um diploma de bacharel ou associado em uma faculdade tradicional. Esses cursos técnicos podem ser encontrados em uma variedade de áreas, incluindo tecnologia, saúde, economia, construção, serviços de alimentação e transporte. Eles podem variar em duração de algumas semanas a dois anos, dependendo do programa. Os estudantes que concluem um curso técnico recebem um certificado ou diploma que mostra que eles adquiriram as habilidades e conhecimentos necessários para trabalhar em sua área de estudo. Os empregadores geralmente valorizam os cursos técnicos, pois eles fornecem aos alunos habilidades práticas e específicas que podem ser aplicadas imediatamente no local de trabalho. Além disso, os cursos técnicos geralmente são mais acessíveis financeiramente do que os programas de ensino superior tradicionais, o que os torna uma opção atraente para muitos estudantes que procuram uma carreira em uma área específica.

Política[editar | hide | editar código-fonte]

Governo[editar | hide | editar código-fonte]

Eleições[editar | hide | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de Presidentes Bourneskos

As eleições a nível federal são realizadas a cada quatro anos desde a sua primeira ocorrência em 1788. Assim, são sempre realizadas em anos divisíveis por quatro. As eleições estaduais ocorrem juntamente às federais para a escolha de governadores, deputados e senadores, mas também ocorrem junto às eleições menores para a recomposição de 50% de seus representantes. Eleições federais e estaduais são chamadas de Eleições Maiores. As eleições a nível distrital e municipal, as Eleições Menores, ocorrem na mesma frequência, porém nos anos pares não divisíveis por quatro - com exceção da primeira a ser realizada, que ocorreu juntamente às eleições federais.

Colégio Eleitoral de acordo com o Censo de 1970

Em ambas as eleições os resultados são obtidos através de métodos de proporção definidos na Constituição desde a sua confecção, fazendo com que o poder do voto individual varie de acordo com bairros, comunidades, cidades, distritos e estados levando-se em consideração seu número de habitantes comparativamente ao de outras unidades territoriais de mesma categoria. Para que o sistema funcione de forma a representar estatisticamente cada unidade da forma correta, é estabelecido que o recenseamento geral do país precisa ocorrer obrigatoriamente a cada 10 anos com o objetivo de atualizar as proporções de representantes, evento que ocorre desde 1790, sendo as eleições de 1788 baseadas na primeira e única pesquisa por amostragem realizada pela monarquia em 1785.

Os votos eleitorais dos estados para presidente e governador vão obrigatoriamente de forma integral para o candidato que ganhar o colégio eleitoral de distritos daquela unidade, distritos esses que são ganhos com a maioria do colégio eleitoral de cidades e comunidades, sendo a primeira vencida, enfim, pelo colégio eleitoral de bairros. Em suma, a unidade dos bairros é a única onde o voto individual tem o mesmo peso em suas subdivisões, mas somente para a eleição de conselheiros citadinos do município. Apesar de haver controvérsias em relação ao sistema, mudanças legislativas nunca foram propostas.

O colégio eleitoral nacional é redefinido a cada censo e válido por 3 eleições maiores. Pelo fato do processo sempre ocorrer nos anos de eleições, não há tempo hábil para que, quando coincidentes, esses censos sejam válidos para o ano em que são realizados. Cada estado tem seu colégio eleitoral redefinido e o Distrito de Sångar sempre possui o menor número de votos eleitorais entre o que seria naturalmente calculado e o número de votos do estado menos populoso. Através do Censo de 1970 - válido das eleições de 1972 até 1980 - o Distrito de Sångar possui 5 votos eleitorais, valor igual ao de Jeltz, estado menos populoso. Estimativas sugerem que o Censo de 1980 deve ver o crescimento desproporcional de estados menos populosos e consequente perda de votos eleitorais por estados maiores, com exceção de Denthult. Desde 1880 o colégio eleitoral conta com 419 votos, sendo necessários 210 deles para vencer a eleição presidencial.

Forças Armadas[editar | hide | editar código-fonte]

Política Externa[editar | hide | editar código-fonte]

Crime e Aplicação da Lei[editar | hide | editar código-fonte]

Economia[editar | hide | editar código-fonte]

Perfis Socioeconômicos[editar | hide | editar código-fonte]

Infraestrutura[editar | hide | editar código-fonte]

Transporte[editar | hide | editar código-fonte]

Principais redes de transporte em Bournerige.

As redes de transporte mais expressivas nacionalmente em Bournerige, assim como na maior parte do mundo, se dão através de automóveis, trens, embarcações e aeronaves. Locomoções realizadas por outros meios, como metrôs, bicicletas, helicópteros e dirigíveis se fazem presentes, mas não a níveis suficientes a ponto de serem importantes numa escala nacional.

A evolução da infraestrutura de transporte no país ocorreu, naturalmente, de acordo com as necessidades e ideais presentes ao longo da história bourneska. O contexto do atual território de Bournerige até a segunda metade do século XVIII, no entanto, não apresentava mudanças significativas, possuindo em toda sua extensão terrestre estradas de terra batida e poucas estradas calçadas com pedras. Por outro lado, havia a presença de muitos trechos de rios navegáveis, em especial o Bredvagalven, cujas margens dão espaço aos centros urbanos mais importantes do país. Muitos dos portos atualmente mais expressivos de Bournerige datam de alguns séculos, como o de Flaggköping, Loos, Mullet e Kimballköping, este último localizado no Bredvagalven.

As antigas estradas eram problemáticas considerando-se que ficavam quase intransponíveis no inverno, muito enlameadas na primavera, e frequentemente eram afetadas por tornados nos inícios de verão. Esse contexto desfavorável prejudicava a evolução de qualquer vilarejo localizado longe dos rios navegáveis, deixando terras muito férteis subutilizadas e concentrando a população próximo aos grandes rios. Há de se considerar, ainda, a apatia do Reino de Bournerige em relação ao problema, uma vez que em suas últimas décadas de existência era vantajoso aos monarcas que certas regiões do país se mantivessem sem qualquer importância.

Mengleson, cidade que prosperou graças ao canal Semsch-Lamb, ca. 1900

Após a Proclamação da República, em 1787, esse estorvo passou, enfim, a ser endereçado - embora seus primeiros resultados ainda fossem demorar alguns anos. Entre as décadas de 1820 e 1860 foram aprovados projetos de diversos empreendimentos que visavam a construção de canais. Apesar de muitos deles sequer terem sido iniciados, os que foram construídos se mostraram extremamente importantes na valorização do ambiente rural na região centro-leste do país, além de aumentar ainda mais a importância de Flaggköping. A concentração desses canais ocorre na porção norte do país, entre o Bredvagalven, próximo a Semsch, e pouco depois do Vaggalven. atingindo a cidade de Lamb, já em Versenwald. O principal motivo dessa localização se deu em razão de políticas federais visando a garantia de que, fosse a região fronteiriça e muito plana de Bournerige atacada, os canais seguissem como uma maneira de continuar escoando e recebendo mercadorias naquela região. Nesse âmbito, surge o primeiro e maior canal já construído no país, ligando Semsch a Lamb, que, graças a obras brevemente posteriores, fizeram crescer as cidades de Hastings e Mengleson. Canais secundários ainda foram construídos ao norte de Lintilla e ao sul de Slartibarstfast.

Sede da N.J. em Hatherton, 1969

Os canais construídos não tiveram grandes dificuldades técnicas, uma vez que haviam fontes de água elevadas o suficiente para sua alimentação e o uso de comportas quase não foi necessário. Essas facilidades, porém, não conseguiriam superar a força de uma nova invenção estrangeira que chegaria: o trem. A partir de 1860 inúmeras ferrovias começaram a ser construídas através de parcerias público-privadas. Os canais que ainda estavam em fase de projeto foram abandonados e deram lugar aos trilhos. Dessa vez, a concentração da rede ferroviária se concentrou na porção centro-sul do país, onde havia maior concentração de pessoas e o início da indústria. Nos estados do norte, apesar de em menor quantidade, também foram construídas ferrovias, ligando toda a porção leste à oeste. A escolha da cidade de Hatherton como o final de uma das linhas, de propriedade da Nordvästra Järnvägen (N.J.), fez a cidade se tornar o mais importante centro urbano do noroeste de Bournerige.

Trânsito em auto-estrada próxima a Kimballköping, ca. 1970

As estradas de Bournerige fora das cidades até meados do século XX eram uma lástima, nada muito diferente do que eram desde séculos atrás. Nas Eleições Maiores de 1952, esse cenário mudou. Com uma maior preocupação em relação às estradas, um dos candidatos, Thiwgd Heenwosrie, dentre seus planos, propôs a criação de um sistema nacional de auto-estradas interligando todos os estados do país, projeto a ser custeado tanto pelo governo federal quanto pelos governos estaduais. Apesar de Heenwosrie ter saído derrotado, esse seu projeto viu grande apoio popular. O governo em exercício atendeu a essa demanda, mas com importantes modificações, como, por exemplo, os estados serem completamente responsáveis pelo custo de construção de suas auto-estradas, cabendo ao governo federal somente os estudos de impacto ambiental. Tal medida mostrou-se maléfica em relação ao plano de integração de Heenwosrie, havendo como consequência menos estradas do que o planejado. Apesar disso, representantes estaduais formaram um comitê para que cada um deles conseguisse seguir o projeto de forma eficiente nacionalmente, o que foi feito, sendo todas as cidades mais importantes do país sendo atendidas pelas obras.

O aperfeiçoamento dos aviões ao longo do século XX até o ponto em que tornaram-se viáveis comercialmente forçou Bournerige a aderir ao novo modelo de locomoção. Vendo seus primeiros aeroportos surgirem somente na década de 1930, não demorou muito para que vários outros surgissem e se tornassem elementos importantes no caminho de viagens nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, empresas de linhas aéreas eram fundadas juntamente a empresas de desenvolvimento de aeronaves. O aeroporto de Flaggköping é, atualmente, o mais movimentado do país.

Educação[editar | hide | editar código-fonte]

Saúde[editar | hide | editar código-fonte]

Ciência e Tecnologia[editar | hide | editar código-fonte]

Comunicação[editar | hide | editar código-fonte]

Energia[editar | hide | editar código-fonte]

Cultura[editar | hide | editar código-fonte]

Arquitetura[editar | hide | editar código-fonte]

Música[editar | hide | editar código-fonte]

Cinema[editar | hide | editar código-fonte]

Literatura[editar | hide | editar código-fonte]

A literatura bourneska possui uma grande variedade de obras com milhões de cópias vendidas nacionalmente e internacionalmente. No entanto é um movimento que começou a relativamente pouco tempo, já que as primeiras produções consideradas relevantes no país datam de meados da primeira metade do século XVIII e eram basicamente livros de poemas, estilo de texto mais frequente após o relaxamento dos Mandamentos de Incentivo à não-Leitura vigentes no decadente Reino de Bournerige por quase um século. A produção filosófica e científica passou a ser um foco no país poucas décadas antes da Guerra Civil que levaria à república, sendo desde então parte considerável da inspiração de muitos escritores dos mais variados estilos. Em relação à cultura popular, os livros campeões de vendas são das categorias aventura e ficção, sendo os três mais bem vendidos da história do país Vredens Apelsiner, Jorden e 1994.

Jorden (1873)[editar | hide | editar código-fonte]

Capa do livro Terra.

Kruvert Hivine possui, dentre seus diversos já considerados clássicos, o livro que mais se destaca: Jorden (Terra). Navegando nas vastas águas do Euxino Ocidental, um pobre pescador chamado Ferb se vê em meio a uma grande tempestade. Imaginando que aqueles seriam seus últimos instantes de vida, observava pasmo uma enorme onda com um estranho elipsóide no meio se aproximando. Tudo fica escuro e minutos depois acorda no meio do oceano, mas nada mudou: seu barco está intacto, o céu está azul e há água por todos os lados. Para ele aparentemente sua bússola era a única condenada disso tudo, uma vez que na tentativa de voltar para casa acabou chegando num lugar peculiar chamado Nova Viçosa onde chamavam o Euxino Ocidental de Oceano Atlântico. Em difíceis conversas em mímica com habitantes locais, Ferb percebe que viajou para um mundo paralelo onde tudo parece mais engraçado e tecnológico. Haviam até países que falavam línguas também faladas em Austeris, um deles a de Bournerige. A partir de então Ferb parte para inúmeras aventuras em Terra. Apesar de ser um livro fictício, Hivine consegue transformar a realidade de Austeris em algo palpável e muito possível de ocorrer no planeta apenas chamando-o de Terra. Pelo menos essa é a opinião de muitos renomados críticos literários atuais. O autor, no entanto, deixou claro em diversas oportunidades que esse não foi o seu objetivo e acredita que o que ocorre no livro jamais aconteceria em Austeris. Nas palavras do próprio em 1885: “[...] isso é impossível, é até cômico. Em Terra, Ferb presencia acontecimentos diversos como pessoas perdendo tempo e ganhando nada dançando em frente a um estranho dispositivo portátil, outras dizendo que o planeta é plano e outras piores ainda acreditando em vendedores de cursos para bolsas de valores que dobram seu patrimônio em uma semana… ninguém é tão idiota.”, finalizou.

Vredens Apelsiner (1939)[editar | hide | editar código-fonte]

Capa do livro As Laranjas da Ira.

Escrito por Stohn Jeinbeck apenas três anos após o fim da Segunda Grande Guerra, Vredens Apelsiner (As Laranjas da Ira) trata da história fictícia de um rico e influente homem, Jerry, que perdeu todas as suas terras devido à nova lei do estado de Denthult que obrigava todos os grandes produtores rurais a adotarem maquinários em substituição ao trabalho manual. O homem, prevendo o desemprego e migração que causaria, recusou-se a atender a nova legislação e teve suas terras tomadas pelo governo estadual. Indignado com tamanho absurdo, junta o dinheiro vindo de outros patrimônios - que não era pouco - e, com a ajuda de alguns amigos que compartilhavam de sua ira, compra novas terras em nome de terceiros para a produção de certas frutas, dessa vez atendendo as demandas estatais para acobertar seu grande plano: propagar e oferecer a políticos influentes e gananciosos locais grandes promessas de investimentos e retornos na produção de laranjas - então muito demandadas, mas pouco produzidas - que, enfim, não passavam de um esquema de pirâmide para falir quantos deles fosse possível. Muitos estudiosos atribuem ao best-seller de Jeinbeck uma significativa contribuição à retirada da lei em 1942 que, de fato, havia sido aprovada no estado em 1937 causando enorme indignação entre os trabalhadores - apesar de em nenhum momento realmente prever o confisco de propriedades.

1994 (1949)[editar | hide | editar código-fonte]

Capa do livro 1994.

Em sua obra mais reconhecida, Orge Georwell, pseudônimo de Beric Lair nos apresenta um futuro distópico em 1994 onde seu protagonista, Sminston With trabalha no Ministério da Veracidade destruindo ou alterando fatos passados com o objetivo de afirmar o que o Máximo Irmão diz no presente. Utilizando-se bastante da temática tecnológica, o autor usa elementos já inventados na realidade para criar novos dispositivos utilizados pelo Máximo Irmão de forma a atender seu fascínio de controle máximo. Essa tecnologia, em conjunto com outras estratégias destinadas à potencialização do controle, leva a um grande sucesso no cerceamento das liberdades e do pensamento de grande parte da população, seja por medo ou por alienação, mas não de With. Apesar de Georwell nunca ter confirmado se o livro era uma crítica direta ao Maximalismo, fato é que ao longo de sua vida sempre foi um crítico ferrenho de regimes que desrespeitam as liberdades individuais. Certa vez chegou a se considerar da corrente Libertarista Maximalista, o que gerou grande desconforto nos membros autoritaristas maximalistas, já que é exatamente a essa corrente que os leitores em geral mais identificam o regime inventado no livro.

Culinária[editar | hide | editar código-fonte]

Esportes[editar | hide | editar código-fonte]

Mídia[editar | hide | editar código-fonte]

Edição de 01.05.1981 do Babelfisken, jornal impresso mais vendido do país.