Campeonato Dämiakärense de Futebol

De UBRwiki
SuperLiga Dämiakärense
Kadänminsch Dämiakärenicher
Dados Gerais
Organização Federação Dämiakärense de Futebol
Fundação Não disponível
Edições 9
Local de disputa Escolhido pela Federação Dämiakärense de Futebol
Sistema Pontos corridos
Dados Históricos
Atual campeão Müshiden Müúefäll Vöetëeh
Maior campeão Müshiden Müúefäll Vöetëeh (4 títulos)
Soccerball current event.svg Edição atual
editar

A SuperLiga Dämiakärense, nome fantasia da primeira divisão do Campeonato Dämiakärense de Futebol, é um torneio entre clubes de futebol realizado pela Federação Dämiakärense de Futebol em Dämiakären.

Desde que fora criada, em 6001, o torneio passou por formatos diferentes de torneio, e por quantidade de clubes que se alteravam, desde 8 clubes na primeira edição até dezesseis, na última edição (6010). Os dois melhores clubes do torneio, atualmente disputado no sistema de pontos corridos, classificam-se para a Copa Continental Astarteana do ano seguinte, juntamente com o campeão nacional da Copa de Dämiakärën, enquanto que os três últimos são rebaixados da SuperLiga para a Segunda Divisão nacional.

O torneio surgiu depois de reivindicações de clubes extintos durante a Guerra Civil Dämiak, que ao notarem o clima de pacificação no sul, decidiram criar um torneio nacional concentrado. A intenção era chamar times do norte do país, atual Confederação das Repúblicas Dämiaks, mas a ideia não foi pra frente após o conflito cívico-militar terminar em 6003.

Desde que o torneio foi criado, o Müshidën Müúefäll Vöetëeh é o maior vencedor do torneio nacional, com 4 títulos conquistados até aqui.