Kaksimertani

De UBRwiki
Kaksimertani
Cidade de [[]]
"O Corredor, Cidade dos Canais"
Kaksimertani.jpg
Fundação 5857
Gentílico Kaksimertaniano, Kaksi (coloquial)
Lema Fazendo Kylmättä se movimentar
Localização
[[Imagem:{{{imagem_localização}}}|300px]]
Localização Kaksimertani
Características geográficas
Área 779 km²
População 2 092 318 hab.
Densidade 8 369 hab./km²
Altitude 14 m
Clima Temperado Continental Úmido
Fuso horário (UTC -1)
Outras informações
Prefeito Vesa Suominen
Partido R

Kaksimertani é a segunda cidade mais populosa de Kylmättä e o centro da Região Metropolitana de Kaksimertani, a mais populosa do país. A cidade é considerada o centro do comércio, finanças, mídia, e tecnologia, e sendo significante pra a arte, moda, pesquisa, entretenimento, e educação do país.

A cidade tem uma população que, de acordo com o Censo de 6000 é 2.092.318 habitantes, distribuídos numa área terrestre de 250 km². A Cidade é linguisticamente distinta, apesar que seu dialeto é considerado parte do Mättä Padrão Ocidental. a população da sua região metropolitana é a maior do país, estimada em cerca de 3,3 milhões de pessoas.

Kaksimertani foi fundada em 5857, quando a cidade de Kaksime, um porto importante na Baia Mättä anexou a cidade de Ertäni, um porto importante na costa sul do istmo que tinha se mantido independente por muito tempo e muitos outros de seus vizinhos, cidades menores com menos influencia do que Ertäni. para convencer a população de Ertäni a se juntar a Kaksime, o nome da cidade foi mudado para Kaksimertani. o nome Kaksime vem do termo para Peninsula, Kakezva, e istmo, Simegat, enquanto o nome de Ertäni veio de Ertä, o nome da baia ao sul da cidade, e "ni", uma particula para marcar um derivativo, com o nome querendo dizer "Algo a ver com Ertä"

O CBD de Kaksimertani, conhecido como "A Peninsula" atua como o maior centro financeiro de Kylmättä e é onde se encontra a Bolsa de Valores de Kaksimertani, a maior bolsa de valores do país, sendo consistentemente maior que a sua competidora, a Bolsa de Valores de Vosvamodan. Inúmeros colégios e universidades estão localizados na cidade, em que vale destacar a Universidade de Kaksimertani, o campus oriental da Universidade Estadual de Vesvälveä, ambas na lista das Grandes 7 de Kylmättä.

Geografia[editar | hide | editar código-fonte]

Kaksimertani é localizada no Sudeste de Vesvälvea, no leste de Kylmättä. Kaksimertani é localizada em um Istmo entre a Baia Mättä e o Baia Ertä ao sul, com o centro da cidade sendo localizado numa pequena península formando um porto natural relativamente pequeno na Baia Mättä, junto com a grande baia Ertä servindo como seu próprio porto natural, com os dois portos sendo conectados por múltiplos canais, com os belíssimos Canal Cidadão Oriental e Ocidental dividindo o leste e oeste da cidade do centro velho na península e no porto velho, e o "Centro novo", o belíssimo bairro entre os dois canais, onde correm múltiplos corredores de bonde.

Região metropolitana[editar | hide | editar código-fonte]

A Região Metropolitana de Kaksimertani possui cerca de 3,3 milhões de habitantes, se estende pelo terço oriental do estado de Vesvälveä e certas partes de Märitör e Suurilaakso, abrangendo um pedaço substancial da costa da Baia Mättä. A área urbanizada da região metropolitana de Kaksimertani é a maior em extensão territorial do país, e é a mais populosa de Kylmättä.

Clima[editar | hide | editar código-fonte]

Kaksimertani possui um clima temperado continental úmido, com as quatro estações bem definidas. cercado de grandes massas de água, a temperatura na cidade tende a flutuar um pouco menos do que em áreas localizadas no interior do continente.

Os invernos da cidade são muito frios, e grandes tempestades de neve podem causar problemas para a cidade, particularmente considerando o horror da "Nevasca Bidirecional", em que uma formação do norte se encontra com outra formação vinda do sul, que causam uma nevasca de proporções enormes sobre o istmo. No inverno, a temperatura média é de -5° C. Os verões da cidade são amenos e úmidos, com máximas entre 20 °C a 22 °C, e temperatura média de 16 °C. A taxa de precipitação média anual da cidade é de 111,2 centímetros.

Parques e Praças[editar | hide | editar código-fonte]

Kaksimertani possui inúmeras áreas verdes espalhadas, além de possuir praças importantes marcando antigas vilas e cidades, servindo também como centros espirituais Mättä. A Praça mais famosa, a Praça do Novo Porto, entre o canal do porto velho e o Canal cidadão ocidental e oriental, sendo um dos pontos turísticos mais conhecidos de Kaksimertani. a praça tem um formato aproximado de um losango, e possui uma gigantesca fonte que é considerado o recipiente de doação que mais produz dinheiro do planeta, produzindo 28 mil Markka por dia, ou cerca de 10 milhões de Markka por ano.

Demografia[editar | hide | editar código-fonte]

Kaksimertani é a segunda cidade mais populosa de Kylmättä, com 2.092.318 de habitantes de acordo com o Censo de 6000. Isso equivale a cerca de 34% da população do estado de Vesvälveä e 63% da população metropolitana.

Governo e política[editar | hide | editar código-fonte]

Cidades-irmãs[editar | hide | editar código-fonte]

Mercado Financeiro[editar | hide | editar código-fonte]

Setor Imobiliário[editar | hide | editar código-fonte]

Mídia e entretenimento[editar | hide | editar código-fonte]

Kaksimertani é um grande centro de comunicação em massa de Kylmättä, com o Palácio de Kuranara sendo o centro da MLJT depois das 9 da noite, e antes das 7 da manhã. o maior Jornal da cidade é um dos grandes Jornais de Kylmättä, e o principal que é considerado ter uma posição politica explicita - O Karinai Kaksimertani (o Espelho de Kaksimertani). O Jornal é a terceira publicação mais circulada do país, e é mais de centro-esquerda em sua publicação. "O Espelho" vem da ideia que Kylmättä tem que refletir sobre sua natureza como país, sendo consciente de si e da realidade.

Estrutura urbana[editar | hide | editar código-fonte]

Transportes[editar | hide | editar código-fonte]

Logo da ATSV

Kaksimertani é um enorme centro de transporte em Kylmättä, tanto pra transporte ferroviário, quanto transporte rodoviário, quanto transporte marítimo. Transporte público em Kaksimertani é operado pela Autoridade de Transporte do Sudeste de Vesvälveä (ATSV), que opera Bondes, Ônibus, Metrô, Barcas, e por um esquema de operação por parte, Trens Suburbanos, tanto na cidade de Kaksimertani quanto por volta da Área metropolitana da cidade. Transporte Rodoviário é bastante limitado, com a organização de ruas densas e vizinhanças compactas do centro não sendo altamente condutivas a carros, e a única rodovia urbana passando pela cidade é a Via Expressa de Ertäni, que passa próxima a costa sul do município e é a via rodoviária mais movimentada e mais congestionada do país.

Arquitetura[editar | hide | editar código-fonte]

Kaksimertani é uma cidade fortemente baseada no estilo neoclássico, com suas leis de zoneamento sendo consideradas duríssimas, com o interesse de manter uma cidade bonita e confortável. apartamentos germinados formam a base da cidade, com a presença de canais, parques e praças enriquecendo as ruas.

Esportes[editar | hide | editar código-fonte]

Hóquei é o esporte mais popular na cidade, assim como é na maioria de Kylmättä, e a cidade possui dos times participantes da Copa de Gelo do Sudoeste de Astarte, o maior time da cidade, que joga em casa na Arena Vallankumous, são os Partidários de Kaksimertani, o time mais recente dos times da cidade, fundado nos anos 30 por operários, lideres sindicais e revolucionários da República Popular Mättä para formar uma alternativa da cidade a Associação de Hóquei de Ertäni & Kaksime, dominada por membros da classe média e apoiadores do partido liberal e do partido federalista. Essa associação de hóquei eventualmente foi vendida e integrada com os Guardiões de Vesvälveä, um time menor de hóquei do interior do estado, e se tornaram os Guardiões de Kaksimertani, até hoje o segundo time mais forte da cidade, que jogam céus jogos em casa no estádio Keskusertäni.