Molkäoi (Antwaanismo)

De UBRwiki
Molkäoi
Pintura de Molkäoi aos 43 anos de idade
Conhecido(a) por Pai dos Dämiaks;

Molkäoi, o Justo, Vesta Molkäoi ou apenas Molkäoi (Não informada, Não informada - Não informada, Não informada) é um vesta antwaão dämiak, celebrado e venerado entre os habitantes da população dämiak pelo mundo inteiro. Segundo a tradição, Molkäoi foi responsável por trazer o Antwaanismo aos povos que habitavam a região do Rio Däm após peregrinações em regiões dos atuais Estados de Auberon e Ushktëp.

É popularmente chamado de Pai dos Dämiaks por trazer uma das bases da atual sociedade dämiak: a religião.

Origem do nome[editar | hide all | hide | editar código-fonte]

Molkäoi em dämiak significa: andarilho, sem rumo. Não se sabe exatamente se este era o nome de nascimento ou se foi um nome dado a ele posteriormente, devido suas peregrinações por Astarte, levando o Antwanismo.

Obras[editar | hide | editar código-fonte]

Sua obra mais famosa é a Primeira Epístola de Molkäoi aos Dämiaks, que até pouco tempo, era o único registro próprio, datado do final de sua vida, durante as perseguições aos antwãos dämiaks por reinos locais, como o Reino de Kähninmërki, mais contundente e implacável na perseguição de seguidores da religião.

Existe também a Segunda Epístola de Molkäoi aos Dämiaks, mas desta só se tem um pequeno trecho, devido ao seu texto original completo ter sido queimado no Grande Incêndio de Gälsacher, relatado no Livro das Histórias do Povo Dämiak.

Veneração pelo Povo Dämiak[editar | hide | editar código-fonte]

Molkäoi também foi contemporâneo de Veturno (Veturn, em dämiak), como está registrado em I Molkäoi aos Dämiaks 2:4.

Junto, os dois são os mais venerados pelas comunidades dämiaks antwanicas no mundo, tendo uma data festiva em comemoração a eles em Dämiakärën: o Dia de Vesta Molkäoi e Vesta Veturno.