Muntringfurl

De UBRwiki
Muntringfurl
Cidade de Helgedoff
"A Grande Torta"
Muntringfurl.png
Fundação 5654
Gentílico Muchvig
Lema Fur Luben
Localização
[[Imagem:|300px]]
Localização Muntringfurl
Província Vieber Lauterig
Condado Condado de Muntringfurl
Características geográficas
Área 779 km²
População 7 802 899 hab.
Densidade 10 017 hab./km²
Altitude 12 m
Clima Temperado Continental Úmido
Fuso horário (UTC -6)
Outras informações
Prefeito Arlington Hosterig
Partido CV

Muntringfurl é a cidade mais populosa de Helgedoff e o centro da Região Metropolitana de Muntringfurl, a mais populosa do país e de Eucadia. A cidade exerce um impacto significativo sobre o comércio, finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento do país. Muntringfurl abriga a sede nacional da Liga das Nações, sendo um importante centro para assuntos de relevância regional e mundial.

A cidade é composta por 6 distritos: Breen, Chernon, Eucadie, Molking, Portbond e Trinitie. Com uma população que, de acordo com o Censo de 6000, atinge 7.802.899 habitantes, distribuídos numa área terrestre de apenas 779 km², Muntringfurl é a grande cidade mais densamente povoada de Helgedoff. Possuindo grande diversidade linguística, a população da sua região metropolitana é a maior do país, estimada em cerca de 15,3 milhões de pessoas distribuídas em cerca de 16.270 km².

Muntringfurl tem suas raízes na sua fundação em 5654 como um posto de comércio formado por Helgens que fugiram de seus territórios após serem invadidos e expulsos pelo Império de Chernovan, sendo nomeada Vieber Astarte, no mesmo ano. A população da cidade não viu o nome escolhido com bons olhos, uma vez que diziam haver apenas uma Astarte, nem nova e nem velha. Dessa forma, em 11643 a cidade foi renomeada com seu nome que persiste até os dias atuais, Muntringfurl, que é uma homenagem ao Rei Jonnan Muntring de Helgedoff, que morreu na última batalha antes da expulsão do povo Helgen. Muntringfurl serviu como a capital de Helgedoff de 11643 até 11684, quando após diversas expedições pelas novas terras foi-se decidido que era preciso levar todo o aparelho governamental para o interior do território, evitando assim possíveis ataques estrangeiros que poderiam ocorrer na costa caso a capital continuasse naquele local.

Muitos distritos e pontos turísticos de Muntringfurl se tornaram bem conhecidos graças aos seus quase 40 milhões de visitantes por ano. A cidade abriga muitas pontes, arranha-céus e parques bastante conhecidas dentro e fora do país. O distrito financeiro de Muntringfurl, também conhecido como Sei Trinitie Konsben, ou O Cofre de Trinitie atua como o maior centro financeiro de Helgedoff e é onde se localiza a Bolsa de Valores de Muntringfurl, a maior bolsa de valores do país. O mercado imobiliário de Trinitie está entre os mais valorizados e caros do mundo. Inúmeros colégios e universidades estão localizados na cidade, em que vale destacar a Universidade de Muntringfurl, a Universidade de Molking e a Universidade Mannesfeller, que estão classificadas entre as melhores do país.

Geografia[editar | hide | editar código-fonte]

A cidade de Muntringfurl está localizada no nordeste da província de Vieber Lauterig, no extremo norte de Helgedoff, aproximadamente a meio caminho entre Boldenceister e Huffeldoff. A maior parte de Muntringfurl localiza-se em um conjunto de ilhas na foz do Rio Normenn, ocupando toda a ilha de Trinitie, bem como o oeste de Molking. Os distritos de Breen, Chernon, Eucadie e Portbond estão localizados no continente. O Rio Normenn, que desemboca em um porto natural protegido e, em seguida, no Oceano Cerulean, ajudou a cidade a crescer como um importante centro comercial. O Rio Normenn flui em direção à Baía de Muntringfurl e separa a cidade de Muntringfurl da cidade de Vieber Konn.

O formato do terreno foi alterado por diversas vezes, sendo que Muntringfurl, desde os tempos em que era colônia do Reino de Helge, expandiu-se diversas vezes em direção ao oceano. O mesmo pode-se dizer das condições do terreno da cidade - anteriormente bastante acidentada, Trinitie, atualmente, é plana devido a efeitos da intervenção humana.

A área da cidade é estimada em 779 km², sendo o ponto mais alto uma colina localizada ao norte do distrito de Portsbond, próximo à Usina Nuclear de Muntringfurl, com 87 metros de altura.

Região metropolitana[editar | hide | editar código-fonte]

A Região Metropolitana de Muntringfurl possui cerca de 15,3 milhões de habitantes, e inclui 22 condados do estado de Vieber Lauterig, abrangendo, dessa forma, uma grande zona da costa leste de Helgedoff. A área urbanizada da região metropolitana de Muntringfurl é a maior em extensão territorial do país, possuindo aproximadamente 8,5 mil km² de área, a mais populosa de Helgedoff.

Clima[editar | hide | editar código-fonte]

Muntringfurl possui um clima temperado continental úmido, com as quatro estações bem definidas. Localizado perto de grandes massas de água, a temperatura na cidade tende a flutuar menos do que em áreas localizadas no interior do continente. Entretanto, o tempo em Muntringfurl é instável, não sendo incomum ocorrerem os registros de baixas temperaturas e tempestades de neve perto do fim da primavera ou logo no início do outono.

Os invernos da cidade são frios (embora mais quentes do que no interior), e eventualmente tempestades de neve podem paralisar completamente a cidade, com mais de 30 centímetros de neve. No inverno, a temperatura média é de 1º C. As primaveras na cidade são amenas, possuindo máximas que variam entre 9 °C a 14 °C no início da estação, e entre 19 °C a 24 °C no final. Os verões da cidade são quentes e úmidos, com máximas entre 31 °C a 37 °C, e temperatura média de 22 °C. A temperatura mais alta já registrada em Muntringfurl foi de 41 °C, no verão de 11 991. A taxa de precipitação média anual da cidade é de 127,5 centímetros.

Dados climatológicos para Muntringfurl
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temperatura máxima recorde (°C) 38,9 39,1 37,2 32,0 24,9 20,7 19,6 23,6 27,1 32,7 34,9 36,8 39,1
Temperatura máxima média (°C) 26,2 25,7 22,0 16,6 11,6 7,2 5,8 6,9 10,6 15,2 19,4 23,7 15,9
Temperatura média (°C) 21,7 21,3 17,9 13 8,4 4,3 2,8 3,6 6,7 10,8 15,1 19,2 12
Temperatura mínima média (°C) 17,2 16,8 13,7 9,2 5,1 1,4 -0,3 0,2 2,9 6,3 10,5 14,7 8,1
Temperatura mínima recorde (°C) 8,3 8 2,9 -2,7 -11 -18,4 -17,1 -17,8 -10,6 -6,8 -0,5 4,3 -18,4
Chuva (mm) 103 107 112 108 101 98 91 78 100 103 102 113 1 216
Queda de neve média (cm) 0 0 0 0,1 0,3 2,3 8,5 10,1 3,2 0,9 0,1 0 25,5
Dias com precipitação (≥ 1 mm) 13,5 13,8 15,2 12,5 13,2 12,3 15,3 14,6 13,1 12,9 11,1 16,3 163,8

Parques[editar | hide | editar código-fonte]

Muntringfurl possui inúmeras áreas verdes espalhadas, especialmente ao longo de áreas de menor densidade como em Chernon. No total, são 109 km² de área dedicadas a mais de 1,5 mil parques e playgrounds. O parque mais famoso é o Munspal Park (Parque Municipal), localizado ao sul de Trinitie, sendo um dos pontos turísticos mais conhecidos de Muntringfurl. O Munspal Park possui uma forma retangular, com 2,4 km de comprimento e 1,2 km de largura, e é composto por inúmeros campos de esportes, jardins, lagos, playgrounds e muitas áreas verdes.

Outros parques famosos são o River Park, Boltsfull Park, Molking Park, Meadows Park, e Flurig Park.

Demografia[editar | hide | editar código-fonte]

Muntringfurl é a cidade mais populosa de Helgedoff. No Censo Demográfico de Helgedoff de 12000, a população da cidade era de 7.045.899, um aumento de 2,3% em relação aos 6,9 milhões contados em 11990. Isso equivale a cerca de 46% da população do estado de Vieber Lauterig e uma porcentagem semelhante da população metropolitana regional. Em 11997, os demógrafos estimavam que a população de Muntringfurl atingiria entre 9,1 e 9,4 milhões de habitantes em 12040.

Dois pontos demográficos da cidade são a densidade demográfica e a diversidade étnica. Em 12000, a cidade tinha uma densidade populacional de 9.896 pessoas por quilômetro quadrado, tornando-a a mais densamente povoada entre todas as cidades com mais de 100.000 habitantes em Helgedoff, no entanto, várias pequenas cidades adjacentes do Condado de Sei Heibend, na Catternia, são realmente mais densas em geral, conforme o Censo Demográfico de Helgedoff de 11990. Em contrapartida, o Distrito de Trinitie, pertencente à cidade de Muntringfurl, tem uma densidade demográfica de 61.854 pessoas por quilômetro quadrado, o que o torna mais densamente povoado do que qualquer condado em Helgedoff e do que qualquer cidade Helgen individual.

Criminalidade[editar | hide | editar código-fonte]

Governo e política[editar | hide | editar código-fonte]

Subdivisões[editar | hide | editar código-fonte]

Os seis distritos de Muntringfurl
Jurisdição População Área
Bistrie Condado Censo
12 000
Em km
quadrados
Trinitie Muntringfurl 1 476 115 60
Breen Muntringfurl 1 057 826 108
Molking Muntringfurl 2 104 560 184
Eucadie Muntringfurl 2 004 814 282
Chernon Muntringfurl 402 584 130
Portbond Muntringfurl 0 15
Cidade de Muntringfurl 7 045 899 779
Estado de Vieber Lauterig 33 987 458 ??? ???

A cidade é composta por seis distritos (bistries).

  • Trinitie - é o centro econômico da cidade, e também onde a cidade de Muntringfurl possui suas origens. É o distrito mais densamente habitado da cidade e o mais densamente habitado do país, onde se localizam a maioria dos arranha-céus da cidade. Trinitie possui dois grandes centros financeiros, Nower Trinitie (a parte sul da cidade), que é o maior e o principal da cidade (onde se localiza O Cofre de Trinitie), e a Mied Trinitie, onde está localizado o Mannesfeller Gebreise e Universidade Mannesfeller.
  • Breen - está localizado no norte da cidade. Breen é um distrito predominantemente residencial. É atualmente o distrito mais pobre e violento da cidade, bem como um dos mais pobres e violentos do país.
  • Molking - o distrito possui regiões comerciais bem desenvolvidas, bem como o terceiro centro financeiro de Muntringfurl. Molking abriga atualmente a maioria das instalações portuárias da cidade, bem como boa parte dos estabelecimentos industriais. É o distrito mais populoso de Muntringfurl.
  • Eucadie - é considerado o distrito mais multicultural de Muntringfurl e de Helgedoff. É também o maior em área dos cinco distritos da cidade. Atualmente, Eucadie é uma região predominantemente residencial, possuindo uma grande área industrial no sul. Abriga dois dos principais aeroportos da região metropolitana de Muntringfurl.
  • Chernon - localizada no extremo sudoeste de Muntringfurl, é o distrito mais isolado e menos habitado da cidade. É também o único distrito não conectado diretamente com a ilha de Trinitie, através de uma ponte ou de um túnel. Com poucos estabelecimentos industriais, Chernon é uma região predominantemente residencial de baixa densidade, possuindo grandes áreas verdes e praias.
  • Portbond - é um distrito relativamente pequeno e completamente desabitado ao norte de Breen. Nele localizam-se a Usina Nuclear de Muntringfurl e suas dependências.

Mercado Financeiro[editar | hide | editar código-fonte]

Setor Imobiliário[editar | hide | editar código-fonte]

Mídia e entretenimento[editar | hide | editar código-fonte]

Muntringfurl é o principal centro de comunicação em massa de Helgedoff. É a cidade que mais sedia companhias de mídia e comunicações do país. Três jornais diários são publicados na cidade, todas com reputação internacional - O Peixe (o jornal mais antigo do país), Sei Muntringfurl Tribunn e Sei Neu. O Peixe (circulação diária de 1,4 milhão de exemplares) é um dos jornais mais reconhecidos internacionalmente, e é muitas vezes usado como fonte de informações por outras companhias de imprensa.

Além destes três jornais, muitos outros, de caráter comunitário, e voltado a uma certa faixa da cidade, são impressos na cidade. Jornais publicados em outros idiomas - especialmente adericker, auberonico e sudelman - possuem grande circulação na cidade. Outro jornal especial é o Sei Trinitie Konsben Neus, voltado especialmente para a economia.

A maioria das grandes editoras de revistas de Helgedoff também estão sediadas em Muntringfurl. É a cidade que possui mais editoras e agências de publicidade do país.

Muntringfurl possui cerca de 50 estações de rádio e televisão. Três das quatro grandes empresas de televisão pública de Helgedoff possuem suas sedes principais na cidade: A SMN, HelgeSchonn, Traugenie Deig e Sei Neu Schonn (mesmo grupo do jornal impresso). Muntringfurl possui uma indústria de filmes que às vezes é ofuscada pela indústria de Sei Heibend. Mesmo assim, a grande receita gerada pelo uso comercial de filmes em Muntringfurl fazem com que a cidade seja o segundo maior centro da indústria cinematográfica de Helgedoff.

Estrutura urbana[editar | hide | editar código-fonte]

Educação[editar | hide | editar código-fonte]

Muntringfurl possui o maior sistema de educação pública e privada de Helgedoff.

O distrito escolar de escolas públicas da cidade é administrado pelo prefeito. Este indica um oficial especializado que examina o sistema educacional da cidade e então indica dez membros (de um total de 12) do Conselho de Educação da Cidade de Muntringfurl. Os outros dois membros são escolhidos pelos presidentes de cada uma das cinco regiões habitadas da cidade, e precisam ser pais de estudantes estudando no sistema escolar público.

O Conselho de Educação da Cidade de Muntringfurl controla um total de 850 escolas, que são responsáveis pela educação de mais de um milhão de estudantes.

A maior universidade da cidade é a Universidade de Muntringfurl (Muntringfurl Buchsbonn), instituição pública que se encontra entre as maiores universidades, atendendo a um total de 200 mil estudantes. A Universidade Mannesfeller (Mannesfeller Buchsbonn), instituição privada, é a mais antiga instituição de ensino superior da cidade, tendo sido criada em 11 779. Outras universidades importantes são a Universidade de Molking (Molking Buchsbonn), Universidade de Vieber Lauterig (Vieber Lauterig Buchsbonn) e a Universidade de Trenton (Trenton Buchsbonn), todas instituições privadas. Além dessas universidades, Muntringfurl possui muitas outras instituições de ensino superior, em boa parte especializadas ou para pequeno número de alunos.

As bibliotecas municipais de Muntringfurl são administradas por três órgãos públicos diferentes: A Muntringfurl Valkallei Puchdoff é responsável pelas bibliotecas municipais localizadas em Trinitie, Breen e Chernon. A Molking Valkallei Puchdoff é responsável pelas bibliotecas municipais localizadas em Molking, e a Eucadie Valkallei Puchdoff atende o distrito de Eucadie. No total, são aproximadamente 180 bibliotecas municipais.

Além das bibliotecas municipais, Muntringfurl possui mais de mil bibliotecas que são administradas por escolas, universidades, faculdades e empresas privadas. Muitas destas bibliotecas são altamente especializadas. Um exemplo é a Puchdoff ob Jallig, localizada na Sede da Liga das Nações de Helgedoff, especializada em livros que tratam primariamente sobre relações internacionais e paz mundial.

Transportes[editar | hide | editar código-fonte]

Arquitetura[editar | hide | editar código-fonte]

Muntringfurl é conhecida pelos seus arranha-céus e edifícios espalhados por toda cidade concentrando a maioria deles em Trinitie. Muitos destes altos edifícios são famosos mundo afora. O Flenning Gebreise, com seus 25 andares, foi um dos primeiros a serem inaugurados em Muntringfurl, em 11 929.

Na década de 11 950 muitos arranha-céus foram construídos. Primeiramente, o Leipert Gebreise (78 andares), finalizado em 11 955. O Mannesfeller Gebreise (104 andares), um dos principais cartões postais da cidade, foi finalizado em 11 956. O Fonnbor Centar (72 andares) foi inaugurado em 11 965 e possui uma grande praça, famosa especialmente no inverno.

Ao longo das década de 11 960 e 11 970, muitos edifícios de vidro foram construídos em Trinitie e em Molking. Entre eles está sede nacional da Liga das Nações.