Namphâng

De UBRwiki
Namphâng
Tāi Namphâng
Bandeira de Namphâng
Bandeira de Namphâng
Lema: A neva cai e o vento sopra. Nós seguimos em frente.
Gentílico: Namsái

Localização Namphâng
Localização Namphâng

Localização de Namphâng no continente de Elyon
Capital Bànhoà
Cidade mais populosa Bànhoà
Língua oficial Túng
Governo Monarquia Constitucional Unitária
 - Anhûng Nam Vũminh Lê
Formação  
 - Império Sáibui 1000 a.E.C. 
 - Anarquia das Províncias 780 a.E.C. 
 - Período Colonial 1308 
 - Restauração Màuwàng 1897 
Área  
 - Total 823.350 km² (12.º)
População  
 - Censo 1980 102.368.957 hab. 
 - Densidade 124,3 hab./km² 
Moeda Quang(Ny)

Namphâng, oficialmente Estado de Namphâng (Tāi Namphâng), é um país transcontinental no Krusantasu, Elyon e sul de Nunaliit, entre os Oceanos Saone e Selkio. Namphâng consiste de 7568 ilhas e uma área continental que se estende pela península Hôn, posicionando-se como decimo segundo maior país do mundo, com 823.350km². Com 102.368.957 (1980) pessoas, o país se destaca como o quarto país mais populoso do mundo. Faz fronteira com Morazan ao seu oeste. É uma das monarquias existentes.

A região de Namphâng tem sido de grande importância regional desde a formação do semimitológico Império Sáibui no século X a.E.C. até a formação do Willa de Tuáng Ma e a expansão do Suísmo na região. Depois de constantes disputas coloniais entre o Kuduairo e a Kishia, a região permaneceria sobre colonialismo Kishio e Dariffe até a restauração do ramo cadete Tuáng, a Dinastia Lê. A história do país desde então tem sido turbulenta, com desafios colocados por catástrofes naturais, corrupção política, movimentos separatistas, processo de democratização e períodos de rápida mudanças econômicas. A nação atual de Namphâng é uma monarquia constitucional unitária composta por quarenta e uma províncias.

Etimologia[editar | hide all | hide | editar código-fonte]

História[editar | hide | editar código-fonte]

Fósseis encontrados em Namphâng sugerem habitação de primatas hominídeos a mais de 20 milhões de anos. A costa da península de Hôn como parte do complexo do leste de Elyon adotou o cultivo de arroz e do figo, além do trabalho em ferro por volta do ano 1200 AEC. A região de Túang foi berço da civilização Sáibui (Aprox. 1000 AEC - 780 AEC). Os Sáibui fundaram grandes ligas urbanas, com destaque em Bànhoà. Essas cidades se espalharam pelo arquipélago e comercializaram com outras civilizações ao longo do leste e norte de Elyon. A proeminência Sáibui iria gradualmente formar o modelo de cidade estado característico da costa do Krusantasu.

Entre os séculos V até XIII a região foi caracterizada pela expansão e formação de reinos Suístas advindos da conversão das cidades estado Hônicas. O maior reino característico desse período é o Willa de Chá, que exerceu controle por toda a Península incluindo áreas que hoje são o norte de Morazan. A adoção tardia da escrita na região e o isolamento em relação ao Krusantasu Ocidental fez com que as Guerras de Prosa não afetassem o Suísmo localmente.

Colonização Ahha e Kudura[editar | hide | editar código-fonte]