Oldiäm

De UBRwiki
Oldiäm
Império de Oldiäm
Bandeira de Oldiäm
Brasão de Oldiäm
Lema: Äncort Granspellen
Gentílico: Oldiämo

Localização Oldiäm

Localização de Oldiäm no continente de Astarte.
Capital Äncortold
Cidade mais populosa Äncortold
Língua oficial Spëllenwein
Governo Monarquia Parlamentarista Aristocrática
 - Imperador-Äncort Alexandr Wilhelm von Schameister
Área  
 - Total 519.485,75 km² 
População  
  45 milhões hab. 
 - Densidade ~90 hab./km² 
PIB (nominal) Estimativa de 45.000.000.000
 - Per capita $ 1000 
Org. internacionais Liga das Nações
Cód. ISO OLD
Cód. Internet .od
Cód. telef. +155

Oldiäm é um país do planeta Adalar, localizado no continente de Astarte. O país surgiu da capitulação de Syndimättäne, pela unificação do povo oldiämo sob o primeiro imperador, Alexei Nikolov. O imperador rapidamente se converteu em um tirano, sofrendo um golpe liderado pelo atual imperador, Alexandr Wilhelm von Schameister.

As rendas dos nobres, originalmente ainda muito primitivas, se desenvolveram de forma muito inovadora na região do rio Däm e vários burgueses ascenderam à nobreza após a formação do país.

A dinastia Schameister procurou centralizar o país, que era factualmente governado por vários nobres locais. Para tal, o Antwaanismo tradicional foi convertido em um culto nacional sob o nome de Äncortis, liderado pelo Imperador-Äncort. Desde então o governo central tem trabalhado para garantir o vigor da nova estrutura religiosa, pelo uso de propagandas nacionalistas. Um exército profissional foi treinado e disposto para garantir o poder imperial.

Um suntuoso palácio de Schameister foi construído na capital de frente para o Oceano Reoten, sendo o antigo palácio de Nikolov dedicado para hospedar os pensionistas do exército. A nobreza foi acomodada no interior e nos arredores do novo palácio, provendo uma área nova para o fluxo de suas rendas rurais e inflando mais ainda o papel do país em produtos de luxo.

Pela primeira vez na história do povo oldiämo, pelo financiamento da coroa, foi realizada uma compilação compreensiva do idioma próprio desse povo, que recebeu o nome de Spëllenwein.

Meilenstein Co. Mineração[editar | hide | editar código-fonte]

A maior empresa oldiäma, a Meilenstein Co. Mineração teve seu principal sócio agraciado com o título de duque. Ademais, no dia 15/10/6009, o imperador-äncort Alexandr Wilhelm von Schameister concedeu um aval real à compania pela sua fantástica participação nacional.

Governo e Estado[editar | hide | editar código-fonte]

Poder Moderador[editar | hide | editar código-fonte]

O Poder Moderador do Império de Oldiäm é chefiado pelo imperador-äncort, que tem plenos poderes na ocupação do seu gabinete de ministros e na condução dos outros 3 poderes. Atualmente existem os ministérios da Justiça, Segurança, Guerra, Economia e o Escritório Imperial, com status de ministério, responsável pela administração de questões nobiliárquicas.

Capital de Äncortold[editar | hide | editar código-fonte]

A cidade de Äncortold é capital desde a fundação de Oldiäm, na dinastia Nikolov - quando foi chamada de Nikolold. Localizada na pequena faixa litorânea do país, ela prospera aos ventos marinhos. Atualmente, o nome da cidade significa literalmente "Cidade de Äncort", em deferência ao poder espiritual do imperador. A cidade conta com 6 milhões de habitante, sendo a maior do país e o único centro internacionalmente relevante.

Esse artigo é sobre um estado-soberano da Liga das Nações.