Tutorial de Distribuição de Pontos

De UBRwiki
UBR logo 1.png
UBR logo.png
2009 - presente
História da UBR
Constituição da UBR
Membros da UBR
Tutoriais da UBR
UBR logo 1.png
edite

Nessa página serão encontradas todas as informações relativas à distribuição dos seus pontos de recurso. O tutorial começa após o seu sorteio de pontos extras ter ocorrido no servidor do Discord na UBR, portanto certifique-se de já ter esses números em mãos.

Abrindo a planilha e categorizando o país[editar | hide all | hide | editar código-fonte]

1. Abra esse link, ele é a planilha base para a sua distribuição. Clique em Arquivo > Fazer uma cópia. Coloque o nome e onde deseja salvar no seu drive. Após isso ser feito, pode-se desconsiderar a planilha base, pois a partir de agora tudo será feito na sua cópia.

Tuto1.png

2. Na aba Configuração da planilha, você colocará os seguintes dados do seu país na primeira tabela: nome, PIB, população e área. Esses números podem ser encontrados através das Listas Gerais da UBR. Os campos PIB Capita e Densidade serão calculados automaticamente, assim como na segunda tabela, logo abaixo, a coluna de Pontos Base também será.

Screenshot 10.png
Screenshot 12.png

3. Inclua os seus pontos sorteados através do Discord na coluna Roll da terceira tabela. Assim seu país terá sido categorizado e você terá o total de pontos a serem distribuídos por setor (Metais/Minerais e Combustíveis, Setor Primário e Indústria). Esses pontos serão aumentados ou diminuídos de acordo com os seus Modificadores.

Screenshot 13.png

Escolhendo os modificadores e distribuindo os pontos[editar | hide | editar código-fonte]

Os modificadores podem servir para que se ganhe ou perca pontos em áreas ou itens estratégicos do ponto de vista do país. Como exemplo pegaremos Pé na Tábua (IND = industrial), Cassitérides (REC = recursos minerais e combustíveis) e Agricultura Familiar (PRI = setor primário). As abreviações ao final significam apenas qual o foco positivo ou negativo do modificador e não há necessidade de pegar um por setor, portanto faça qualquer combinação que desejar observando quantos pontos perderá ou ganhará nas colunas ao lado.

Sc2.png

A partir de agora iremos para a aba Pontos da planilha. Nela será muito útil a tabela de recursos, onde poderá ver utilidades básicas assim como as divisões de cada setor.

Screenshot 4.png

A aba Pontos mostrará seus Pontos Disponíveis para serem gastos sem os modificadores. Portanto, você deve distribuí-los na coluna Pontos de cada setor até atingir sua pontuação - quando isso ocorrer seus Pontos Disponíveis serão zero; caso o campo fique negativo, você gastou mais do que poderia e é necessário corrigir. NA COLUNA TOTAL, CADA ITEM PODE TER A PONTUAÇÃO MÁXIMA DE 20 PONTOS E MÍNIMA DE 0.

Em relação aos bônus, atente-se às pontuações específicas ou gerais. O Modificador Cassitérides, por exemplo, tem bônus +4p para Estanho e +3p para Giz Calcário ou Chumbo, portanto o país obrigatoriamente terá que adicionar +4 pontos em Estanho na coluna Bônus , e escolherá dar +3 para giz calcário ou chumbo, nunca ambos, e esse bônus deverá ser adicionado na coluna Bônus Opcional.

Sc14.png

Obs.: se outro modificador lhe conceder mais pontos num item que já possui bônus, bastaria somá-los.

O raciocínio para os revezes são parecidos. Em Cassitérides eles são -3p para Pecuária, -3p para Prata, -2p para Ouro, então naturalmente se colocará -3 e -2 para prata e ouro na coluna Revés. O revés -3 para pecuária, no entanto, poderá ser colocado em qualquer item que esteja dentro da subdivisão pecuária desde que tenha gasto o mesmo ou mais de pontos do revés. Pense nele como um pedágio, que para gastar em qualquer categoria dentro de pecuária você terá de primeiro pagar estar -3 em algum recurso. Não pode-se gastar este revés múltiplo em um recurso zerado, porém, a não ser que não seja gasto nada em toda a categoria.

Screenshot 7.png
Screenshot 8.png

Obs.: se outro modificador lhe conceder mais pontos negativos num item que já possui revés, bastaria somá-los.

IMPORTANTE: se você obtém um revés em um item, por exemplo, Indústria Automobilística, você só precisa aplicar o revés se tiver interesse naquele item. Se você já imaginava o seu país com 0 pontos ali, o revés pode ser ignorado. O mesmo vale para áreas inteiras. Se o país quiser 0 pontos em todos itens da pecuária, então o revés -3 pecuária não precisará ser aplicado, economizando-lhe pontos.

A coluna Revés Múltiplo serve apenas para facilitar a visualização e checagem dos seus pontos e não altera sua pontuação total. Nela você colocará os pontos negativos que obteve com um revés de área (um revés múltiplo). Usando o exemplo anterior, como você obteve -3 na área pecuária no modificador, lá será adicionado -3 em cada item de pecuária.

Sc9.png

Quando se sentir satisfeito com a sua distribuição de pontos, faça o download do arquivo em formato .xlsx e envie no canal #economia-tabelas no servidor do Discord.

Screenshot 15.png