Tutorial para o Cálculo de Distâncias

De UBRwiki

Descobrindo a Distância[editar | hide all | hide | editar código-fonte]

Nesse tutorial estarão todas os passos necessários para o cálculo de distâncias em Adalar.

1. Baixe e instale o programa GPlates.

2. Caso queira obter medidas mais precisas, marque os pontos que deseja no mapa equirretangular da UBR. Como exemplo, mediremos a distância entre Bimesi e Schnaplen:

TMD1.png

3. Após a marcação, abra o Gplates. Para importar o mapa da UBR, clique em File > Import > Import Raster, selecione o seu mapa, escolha um nome e clique em Next > Next > Finish.

Tdd1.png

4. Posicione o globo onde deseja medir a distância. Para dar zoom, use o scroll do mouse ou as teclas numéricas + e -. Para mover o globo, pressione o atalho D ou clique no seguinte ícone:

Tdd2.png

5. Para utilizar a ferramenta de medição de distâncias, pressione o atalho S ou clique no ícone do compasso no menu.

Tdd3.png

6. No canto direito da interface, você precisará digitar o valor do raio de Adalar: 3620,77. Após feito isso, bastará clicar com o mouse sobre um dos pontos marcados e logo em seguida clicar no outro. O valor da distância aparecerá logo abaixo das coordenadas das cidades.

Tdd4.png